Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos, graças a alimentação saudável. A má alimentação é a prova das maiores incidências de doenças, entre elas o câncer.

No mês de novembro conscientiza-se os homens para a prevenção do câncer de próstata que acometerá até o fim deste ano 1.180 homens, somente no Espírito Santo. O número de novos casos diminuiu comparado ao ano anterior, mas ainda é o segundo câncer que mais mata homens.

prostata
“O caminho mais efetivo e barato para a prevenção do câncer de próstata é a mudança para um estilo de vida mais saudável”

Alimentação inadequada como ingestão excessiva de carnes vermelhas, frituras, enlatados, embutidos e defumados, são verdadeiros vilões da saúde, e representam 20% dos casos de câncer no País, e 35% das mortes pela doença. No caso dos homens a associação com tabaco, álcool, vida sedentária, estresse elevado, uso indiscriminado de medicamentos, e histórico familiar com casos de câncer, é preciso redobrar a atenção e prevenir-se. Corrigindo hábitos alimentares, praticando atividades físicas, e diminuindo os níveis de estresse.

“O caminho mais efetivo e barato para a prevenção do câncer de próstata é a mudança para um estilo de vida mais saudável, a obesidade é o mal do século, assim como foi o cigarro apontado no século passado”, explicou Kítia Perciano, oncologista do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon).

cancer_de_prostata
Dores na lombar, na bacia ou nos joelhos podem ser sinais da doença.

É necessário ficar atento aos sintomas do câncer de próstata, e procurar um médico. Os sintomas mais recorrentes são dificuldade em urinar ou interromper o ato, sensação de que a bexiga não esvaziou, problemas em manter a ereção, dores ao ejacular, urinar e nos testículos. Dores na lombar, na bacia ou nos joelhos podem ser sinais da doença, que ainda causa sangramento na urina e no esperma.

Prevenção garante vida longa. Uma alimentação rica em legumes, verduras, frutas, cereais integrais, leguminosas, e o controle do consumo de alimentos processados, como os prontos para consumo ou para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de três a quatro milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

cancer-prostata
Alimentação inadequada como ingestão excessiva de carnes vermelhas, frituras, enlatados, embutidos e defumados, são verdadeiros vilões da saúde, e representam 20% dos casos de câncer no País.

“Se as pessoas mantivessem uma alimentação saudável e atividades físicas regulares, mantendo o peso ideal, um em cada três casos dos tipos de câncer poderia ser evitado”, explicou Kítia, oncologista do Neon.

A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400 gramas por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três porções de legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela, tomate e verduras. Quanto mais colorida for sua refeição, melhor. Consuma alimentos de diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja.

TENDA DA CONSCIÊNCIA. Dia 27, domingo, a partir das 9h, no calçadão de Camburi, em frente ao hotel Aruan, médicos urologistas vão dar informações sobre prevenção e tratametno do câncer de próstata. Na data também é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!