No Dia D de combate ao Aedes Aegypti (13), a prefeitura de Guarapari mobilizou mais de 270 servidores de várias secretarias. O objetivo é acabar com focos do mosquito e manter a cidade fora da lista de município considerados com infestação.

Na manhã deste sábado os servidores se concentraram em frente à unidade de saúde do bairro Adalberto Simão Nader. De lá dois grupos foram separados. Um para atuar dentro do bairro e outro no bairro Lagoa Funda.

Cerca de 270 servidores participam da ação. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Cerca de 270 servidores participam da ação. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Hoje Guarapari não está listada entre as cidades consideradas com infestação do mosquito, mas temos que nos manter atentos. Desde novembro o município vem trabalhando em várias frentes para tentar diminuir os focos do mosquito e estamos conseguindo manter o nível de infestação sob controle”, explicou a secretária de saúde, Aurelice Vieira.

Além dos agentes de combate a endemias, foram convocados para o Dia D os agentes de saúde, funcionários das secretarias de fiscalização, meio ambiente, obras e da Codeg. A ação vai se estender até as 14 horas.

“Nós estamos fazendo a ação nestes dois bairros por causa da concentração populacional. Ações semelhantes já foram feitas em vários pontos da cidade e vamos continuar”, finalizou a secretária.

O ministro interino de meio ambiente, Carlos Augusto Klink, é esperado na tarde de hoje para acompanhar o trabalho dos agentes nos bairros.

Casos em Guarapari

Em 2015 o município de Guarapari registrou 1702 notificações de casos suspeitos de dengue. Destes, 555 deram positivos. Para o Vírus Zika, foram 21 notificações, mas nenhum caso confirmado.

Em janeiro de 2016 foram 85 notificações de dengue e 12 do vírus Zika e até o momento nenhuma confirmação.