Quais são as músicas mais pedidas para a cerimônia de casamento?

DSC_1133

Existem as mais tradicionais em cerimônias, como por exemplo a Marcha Nupcial de Mendelssohn, a Ave Maria de Gounod em casamentos católicos, as clássicas Nona Sinfonia de Beethoven, Horn Pipe de Haendel, e as mais populares como All I Ask Of You (Fantasma da Ópera), Perhaps Love, Temas da Disney para entradas das damas e pajens como A Bela e a Fera, Rei Leão, e músicas modernas com arranjos orquestrais como Viva La Vida do Coldplay.

Como escolher a música para cada momento da cerimônia?

Primeiro devemos enumerar os momentos da cerimônia que serão necessárias as músicas. Em alguns momentos nem é preciso muito esforço para a escolha, pois o momento por si só já sugerem a música, como por exemplo, a Benção: usa-se geralmente uma música religiosa para esse momento.

Se o casamento for na igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia; Se for um casamento na fazenda, praia ou espaço, você tem mais liberdade para escolher as músicas e demais melodias da cerimônia.

dsc_5061

Apenas lembre que quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, tempo muito longo para convidados e, principalmente, para as crianças.

Algumas sugestões:

– Entrada dos padrinhos ou noivo: você pode escolher uma música instrumental, um tema de filme cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte – a da noiva.

– Entrada da noiva: pede uma música mais forte, mais marcante. Geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.

– Entrada de pajens, daminhas e Floristas: temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta.

– Benção: uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos, sugiro o Pai Nosso.

– Cumprimentos: Esse é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita mas o texto fala de sofrimento, separação etc.

– Saída: momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!