Um importante evento iniciou-se nesta última quinta-feira (27/8), a comemoração dos 70 anos da Democracia Cristã no Brasil. A celebração aconteceu na Universidade Mackenzie, com a presença das 27 representações estaduais do PSDC, dentre elas a Executiva Capixaba que conta com a participação do Guarapariense Anderson Tadeu Varalo Arpini (1° Secretário), de todos os Deputados Federais e Estaduais do partido, de seu Presidente Nacional – José Maria Eymael, e do Presidente da Organização Democrata Cristã da América, Jorge Ocedo Moreno, entre muitas outras autoridades.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
celebração iniciou na Universidade Mackenzie, com a presença das 27 representações estaduais do PSDC, dentre elas a Executiva Capixaba.

A Democracia Cristã surgiu após a Segunda Guerra Mundial, da doutrina política de Konrad Adenauer e Alcide de Gasperi, com o objetivo central de construir uma nova sociedade sob os ideais de Liberdade, Justiça e Solidariedade. Ainda em 1945, foi trazida ao Brasil por um grupo de idealistas – entre eles os professores Cesarino Júnior e Alceu Amoroso Lima, que fundaram o Partido Democrata Cristão (PDC), atual Partido Social Democrata Cristão (PSDC), através do qual ingressaram na vida pública grandes expoentes da política brasileira, como Jânio Quadros e Franco Montoro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Presidente do PSDC Guarapari Anderson Tadeu Varalo Arpini e o presidente Nacional do psdc José Maria Eymael.

De acordo com Anderson Tadeu, são muitas as conquistas do PSDC na política. “Desde o fundo de garantia por tempo de serviço, criado por Montoro quando Ministro do Trabalho, até muitas outras na Assembléia Nacional Constituinte, que teve grande atuação de José Maria Eymael, um dos deputados com maior número de propostas aprovadas – 145 no total”, diz ele.

Ainda segundo Anderson, vale destacar o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, a redução de jornada de trabalho para 44 horas semanais, o tratamento jurídico diferenciado às pequenas empresas, o art. 180 que trata do investimento no Turismo, a não taxação de imposto sobre as terras dos pequenos produtores rurais, as obrigações dos pais com os filhos menores e dos filhos maiores com os pais idosos, além da definição do modelo de sociedade a ser construída pelos brasileiros: Livre, Justa e Solidária.