Um investimento de cerca de R$ 12 milhões em uma ilha em Guarapari poderá se tornar referência para o turismo ecológico no Estado. O empreendimento será construído na Reserva Sustentável Concha D´Ostra.

A ilha pode ser vista d Prainha de Concha D´Ostra. Foto: João Thomazelli/Portal 27
A ilha pode ser vista da Prainha de Concha D´Ostra. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Há 20 anos eu adquiri a ilha pensando em fazer algo do tipo no futuro. Depois de amadurecer a ideia, e com minha filha se formando em turismo, resolvi apresentar o projeto à prefeitura”, explicou o empresário Ruberval Miloti Melo, dono do empreendimento.

De acordo com o projeto apresentado à prefeitura na semana passada, a área poderá ser acessada através de um teleférico, que ligará a Prainha da Concha D´Ostra à ilha, que fica a poucos metros do continente. A “Eco Ilha” também vai ter um atracadouro para uma balsa que trará os visitantes e outras embarcações.

A ilha, que já foi comprada há 20 anos, fica na reserva Concha D´Ostra. Foto: Lima Arquitetas
A ilha, que já foi comprada há 20 anos, fica na reserva Concha D´Ostra. Arte: Lima Arquitetas

Para os mais aventureiros, uma tirolesa ligará o continente à ilha. Um terreno próximo à Prainha também já foi adquirido para que seja feito uma base para recepcionar o visitante, além de estacionamento.

“Para nós esta proposta é muito sólida. A área é totalmente regularizada, eles possuem escritura da ilha, que está em nome da empresa, que é a Guivi Imóveis. Como eles já possuem a infraestrutura básica, como fornecimento de água e luz elétrica, o processo fica mais facilitado”, explicou Danilo Bastos, secretário de Desenvolvimento e Expansão Econômica do município.

A ilha já possui sistema de abastecimento de água e energia elétrica. Arte: Lima Arquitetas
A ilha já possui sistema de abastecimento de água e energia elétrica. Arte: Lima Arquitetas

“Este empreendimento não vai só contribuir para o desenvolvimento da economia local, como vai divulgar Guarapari nacional e internacionalmente”, disse Bastos.

O projeto arquitetônico foi elaborado por uma empresa de arquitetura de Guarapari, a Lima Arquitetas. Dentro da ilha serão construídas várias estações em estilo rústico onde funcionarão restaurante, área de festas, playground e área de convivência, além de estruturas voltadas para a pesquisa e reabilitação de animais e museu do mangue.

Confira o que está previsto para ser construído na Eco Ilha. Arte: Lima Arquitetas
Confira o que está previsto para ser construído na Eco Ilha. Arte: Lima Arquitetas

Toda a ilha será circundada por uma ciclovia e calçadão. Uma estação de tratamento de esgoto também será construída, para que o impacto das visitações seja minimizado.

“Nós já recebemos várias propostas de parcerias para o empreendimento, mas no momento quero deixar tudo em família. O meio ambiente é o objetivo primeiro da ilha. Estimamos entre 10 e 12 milhões de reais investidos nas obras. Assim que conseguirmos liberação, começaremos a executar a construção do projeto com força total”, finalizou Ruberval.