Ao lançar oficialmente a nova rodoviária de Guarapari, o prefeito Orly Gomes, em seu discurso, falou sobre a logística de Guarapari que seria propícia para investimentos e atração de empresas para a cidade. Ele falou também sobre a mudança do aeroporto, que passaria a funcionar  no bairro Setiba. O portal 27 foi saber do prefeito mais detalhes destes projetos.

Orly2
“O município de Guarapari é super privilegiado nessa logística. ” Foto: Wilcler Lopes/portal27

O senhor comentou que a prefeitura de Guarapari está implantando uma logística diferenciada, preparando a cidade para o futuro e para a chegada de novas empresas. Como é isso?  

Orly5
“Nós poderíamos fazer ali uma área comercial, com uma grande avenida”. Foto Wilcler Lopes/portal27

Com todas essas ações que tem sido tomadas pelo Governo do Estado, pelo Governo Federal, de uma possível abertura de portos, essa nossa ação de mudar o aeroporto e fazer um aeroporto maior, para transporte de cargas, com a ferrovia que pode passar por aqui. O município de Guarapari é super privilegiado nessa logística. Então, já existem empresários na região de Amarelos comprando áreas enormes, já pensando nesse mercado que vai surgir e que vai surgir muito brevemente. Então, nós estamos trabalhando com isso, no sentido de que isso realmente se torne uma realidade, facilitando a vida desses investidores naquilo que é possível.

E quanto a área atual do aeroporto? O que funcionaria ali? Existe algum estudo?

Nós já temos estudos. Nós poderíamos fazer ali uma área comercial, com uma grande avenida. Nós temos um miniprojeto, mas nada ainda de concreto. Até porque não são coisas que não dá para se realizarem até o término do meu mandato. Mas o projeto já existe e no meu conceito seria a aplicação daquele projeto que nós estamos estudando. Mas pode ser que a gente não tenha sucesso e outro prefeito veja de outra maneira, de outra realização, um outro fim para aquela região.

Orly
“Nossos técnicos estarão em Brasília, mais uma vez, defendendo essa mudança”. Foto: Wilcler Lopes/portal27

Então existe um estudo da prefeitura para que o aeroporto vá para Setiba?

Sim, nós estamos trabalhando, o próprio PDM já diagnosticou e já fez toda a logística para ele (o aeroporto) ir para Setiba. Os nossos processos em Brasília, já estamos trabalhando. Nossos técnicos estarão em Brasília, mais uma vez, defendendo essa mudança. Então nós esperamos que a qualquer hora nós teremos uma autorização de mudança de local. Daí, depois que nós tivermos essa autorização dos órgãos competentes, o que nós temos que buscar, e que não é difícil de buscar, porque no mercado já tem gente se oferecendo, são investidores para construir esse aeroporto e também pessoas para administrar esse aeroporto. Nós já temos uma fila. Então, a questão é concretizar esse objetivo de mudança. Para realizar depois não vai ser difícil.

E o polo industrial, como está o andamento?

Projeto pronto, em busca de verbas. Terminamos o projeto nesta época crítica, então não tivemos como colocar em prática a sua realização, mas está pronto em busca de verbas para que a gente possa alavanca-lo.

Entrevista e fotos Wilcler Lopes – Edição e texto Géssica Ávila.