O Espírito Santo é destaque entre os estados brasileiros com a maior média nas três áreas – Ciência, Leitura e Matemática – avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês) 2015. O Estado passou do 8º lugar em 2006, para a primeira colocação em 2015.

A avaliação, realizada a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2015, foi aplicada em 35 países e avaliou conhecimentos em Leitura, Matemática e Ciências com estudantes de 15 anos. No total, 911 estudantes em 31 escolas, entre públicas e privadas, fizeram a prova no Espírito Santo.

Na última avaliação, em 2015, o Estado alcançou a maior diferença em relação à média nacional brasileira no Pisa, sendo 32 pontos acima. O Espírito Santo atingiu 427 pontos e o Brasil 395 pontos. A média dos estudantes capixabas está acima da média brasileira e a cada avaliação fica mais próxima da média dos estudantes dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para o subsecretário da Educação, Eduardo Malini, “ter uma base comum de ensino, um currículo comum para o país, um programa forte de avaliação nacional, um professor melhor formado e conectado com as competências do século XXI, são frentes importantíssimas pra melhoria da qualidade do ensino no país”, pontuou.

“A educação básica se faz para as pessoas terem uma percepção melhor do mundo. Vai além da escolarização, elas se qualificam para a entrada no mercado de trabalho. O Brasil vem há anos seguidos caindo a produtividade. Precisamos proporcionar uma educação de qualidade para todos para voltar a ter mais um país com desenvolvimento mais intenso e mais competitivo”, destaca o secretário da Educação, Haroldo Rocha.

Ciências

De acordo com a avaliação na área Ciências, os estudantes capixabas atingiram 435 pontos, enquanto a média brasileira foi de 401 pontos. O Espírito Santo ficou nove pontos na frente do segundo colocado, que foi o Distrito Federal com 426 pontos. A pontuação do Espírito Santo, nessa área, igualou a média do Uruguai, que é um dos países avaliados pelo Pisa.

Leitura

Já o desempenho dos estudantes do Estado na avaliação de Leitura atingiu 441 pontos, quando a média brasileira teve a pontuação de 407. Na evolução dos resultados dos estados, o posicionamento do Espírito Santo subiu da 9ª posição em 2006, para a primeira em 2015. Isso demostra que os alunos estão cada vez mais compreendendo, usando e refletindo os textos escritos.

Matemática

Quando se trata de formular, empregar e interpretar situações matemáticas em uma série de contextos, os capixabas também tiveram o desempenho acima da média brasileira, onde o Espírito Santo teve 405 pontos e o Brasil 395. Neste quesito, o Paraná teve maior pontuação dos estados com 406 pontos, porém não atingiu a taxa de resposta exigida, prejudicando a análise fidedigna, assim como ocorreu com o Amapá.

Experiências internacionais para melhoria da Educação

O secretário Haroldo Rocha acredita que a avaliação é motivadora. “É com muita alegria que recebemos esse resultado, onde podemos ver a nossa evolução. É o resultado do trabalho cotidiano das escolas, professores, do maior envolvimento das famílias. Essa conquista mostra que é possível melhorar a qualidade do ensino e nos dá mais confiança para buscar novas possibilidades, focar no olhar positivo, catalisando para o tamanho do desafio que temos e no esforço que temos que fazer e faremos para melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes”.

“O Pisa nos revela um desafio na leitura, na área da ciência e um muito maior na matemática. Precisamos superar isso. Desde o ano passado, estamos estimulando a participação dos nossos estudantes em programas como o ‘Matemática na Rede’, que estimula a participação em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalece a aprendizagem a partir de atividades como a monitoria. Recentemente, o governador Paulo Hartung viajou para Cingapura e um dos objetivos foi conhecer novas metodologias para melhoria da Educação no Espírito Santo, como a qualificação dos nossos professores. Estivemos também na China, ambos países referências em Educação. Tudo que precisa ser feito para melhoria da qualidade do ensino, deve passar pelos professores”, ressaltou o secretário.

Pisa

O Programme for International Student Assessment (PISA) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2015, 35 países participaram da avaliação, sendo que no Brasil 23.141 estudantes participaram em 841 escolas.

*com informações da Secretaria Estadual de Educação

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