A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu, entre 03 de janeiro e 21 de maio, 534 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (H1N1). Deste total, 91 casos de H1N1 foram confirmados por exames laboratoriais. As informações serão divulgadas semanalmente.

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES
Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Mortes. Com relação ao número de óbitos, há 18 casos confirmados por H1N1 e outros 21 estão em investigação para determinar o agente causador. A Sesa está atenta ao aumento do número de casos de infecção por influenza no país e vem monitorando os serviços de saúde locais.

Orientações. Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.

Prevenção

– Lavar sempre as mãos com água e sabão;

– Evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz;

– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.