O governador Paulo Hartung participou, na manhã de ontem (18), da solenidade em que a concessionária Eco101 anunciou o investimento de aproximadamente R$ 380 milhões que serão destinados à primeira fase das obras de duplicação da BR-101 no Estado. Nesta etapa, serão abrangidos quatro trechos, sendo nos municípios de João Neiva, Ibiraçu, Anchieta e Itapemirim, além do contorno de Iconha. A Eco101 será a responsável pelos investimentos e realização das obras. A modernização representa um marco para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte em terras capixabas.

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES
A primeira etapa da obra vai até 2017 e serão duplicados 46 quilômetros de rodovia, segundo a Eco101. Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

De acordo com a Eco101, a primeira etapa vai até 2017 e serão duplicados 46 quilômetros de rodovia. O projeto prevê soluções modernas, que obedecem a padrões internacionais e tem como objetivo garantir mais segurança, fluidez, conforto e comodidade aos motoristas e pedestres que trafegam na via ou em seu entorno. “A BR-101 se tornará uma nova rodovia no Espírito Santo. O início da duplicação representa um marco para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte na região”, afirmou Roberto Paulo Hanke, diretor superintendente da Eco101.

O governador Paulo Hartung destacou o impacto socioeconômico dos investimentos para duplicação da BR-101 e ressaltou ainda a importância da iniciativa privada para modernização da infraestrutura do país. “Estamos vivendo um período delicado da economia brasileira com uma grave recessão e alto índice de desemprego. Em um momento como este, poder estartar mais de R$ 200 milhões em investimentos com a geração de mais de 700 empregos diretos é uma ação extremamente importante com impactos positivos para a economia”, disse Hartung.

Traçado

Os projetos das obras baseiam-se em estudos de topografia da pista já existente, que contribuíram para definir qual a concepção mais adequada para a implantação da nova pista e onde serão necessárias as retificações de traçado. Para oferecer mais segurança e comodidade, curvas muito fechadas e cruzamentos de risco serão eliminados.

Obras em quatro trechos

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Nos quatro trechos, as pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura ou barreiras rígidas. Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

As obras terão início em quatro frentes: em João Neiva, do km 205 ao km 208; Ibiraçu, do Km 216 ao Km 220; Anchieta, do Km 362 ao Km 369; e Itapemirim, do Km 403 ao Km 409. Além disso, haverá ainda a implantação do novo contorno de Iconha. Ao final desta fase, estes trechos da rodovia passarão a contar com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. Outros trechos de duplicação serão projetados também ao final desse ano para início de obras, seguindo o cronograma da concessionária.

Nova pista, viadutos e pontes

Cada faixa implantada terá 3,6 metros de largura, além de espaço de segurança com 0,8 cm e acostamento de 2,5 metros. Nos quatro trechos, as pistas serão divididas por canteiro central de 4,5 metros de largura ou barreiras rígidas. Toda a sinalização será refeita. Paralelamente à implantação da nova pista, a concessionária também construirá novas pontes e viadutos.

No município de João Neiva, haverá um novo viaduto no entroncamento com a comunidade de Caboclo Bernardo, no Km 206. Também será construída uma ponte sobre o rio Itaperorama, no Km 367, em Itapemirim. A pista já existente também passará por adequações aos parâmetros das normas atuais, uma vez que seu traçado é da década de 1950.

Durante a execução da duplicação e das demais reformas, será realizada uma adequação ao tráfego local nos quatro pontos da rodovia que estarão em obras. Posteriormente, o fluxo de veículos será transferido para a nova pista.