Em Piúma, as secretarias de Saúde e Obras estão se mobilizando para combater o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus. Diversos locais estão recebendo a equipe de endemias, que realiza mutirões de limpeza no enfrentamento ao mosquito.

mosquito
Já estão sendo visitados pelos agentes de endemias, com a finalidade de estender as informações a moradores e turistas.

A equipe além de recolher materiais que podem gerar focos, fiscalizam e conscientizam a população. No bairro Monte Aghá, foi realizado o mutirão de limpeza e nos bairros Céu Azul e Niterói, mutirão de conscientização com a distribuição de panfletos educativos. Jardim Maily, Acaiaca e Itaputanga já estão sendo visitados pelos agentes de endemias, com a finalidade de estender as informações a moradores e turistas. Os terrenos baldios também recebem a limpeza da Secretaria Municipal de Obras.

mosquito 2
Em dezembro de 2015 foram 22 notificações de dengue e 2 casos confirmados .

Em dezembro de 2015 foram 22 notificações de dengue e 2 casos confirmados e até agora em janeiro foram 20 notificações, mas nenhuma confirmação. Essa confirmação é feita no décimo primeiro dia a contar do dia em que os sintomas começaram, mas, como os sintomas somem antes disso, a maioria das pessoas não procuram novamente o hospital para realizar o exame de sorologia que é enviado ao LACEN/ES (Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo), que é o responsável pela confirmação do caso de dengue.

Em casos de infestação confirmada, o Ultra Baixo Volume (UBV leve), que tem um alcance de 150 metros é feito por um funcionário depois das 18h que é quando surte mais efeito. Segundo a Secretária de Saúde, Francini Zuqui, a colaboração de todos é necessária e a Prefeitura está realizando sua parte: “É preciso estar atento para combater o mosquito. A secretaria está disponibilizando mutirões de limpeza, panfletagem e palestras em igrejas. Os cuidados precisam ser redobrados para que os focos sejam eliminados”, afirmou a secretária.