Termina hoje a Campanha Nacional de Multivacinação que tem como objetivo  colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que estiverem com o esquema vacinal incompleto ou desatualizado. Essa campanha não possui meta vacinal, mas a Secretaria Municipal de Saúde considera positivo o número de pessoas que procuraram as salas de vacinas no município. Até o momento mais de 1.400 crianças e 455 adolescentes, ou seja, 1855 pessoas procuraram a unidade mais próxima para conferir o cartão, desses, 653 crianças de até 9 anos e 236 adolescentes atualizaram foram vacinados e agora estão com o cartão em dia.

Até o momento mais de 1.400 crianças e 455 adolescentes procuraram a unidade mais próxima para conferir o cartão, desses, 653 crianças de até 9 anos e 236 adolescentes atualizaram foram vacinados e agora estão com o cartão em dia.

A vacinação acontece em todas as unidades de saúde, conforme o horário de funcionamento das salas de vacina. Para receber atendimento é preciso levar, além do cartão de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS. Sem esses documentos é impossível conferir quais são as vacinas que precisam ser tomadas, o torna impossível o atendimento.

Para organizar a fila e dar agilidade ao atendimento, a Semsa aderiu o uso de senha, lembrando que todos que estão na fila recebem atendimento no mesmo dia.

A campanha oferta todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, entre elas a vacina HPV para meninos e a dose de reforço da vacina meningocócica C, que entraram no Calendário este ano.

 

Serviço: Vacinas ofertadas na campanha

BCG: protege contra formas graves de tuberculose;

Hepatite B: protege contra a hepatite B;

Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza e tipo B (bactéria que causa meningite);

Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;

Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;

Varicela: previne a catapora;

Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;

VIP e VOP: protegem contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite.

Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche

Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano

Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;

Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;

Tetraviral: imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora;

Hepatite A: protege contra a hepatite A.

HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Febre amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que residem ou vão viajar para o estado do Espírito Santo.