Com a proximidade do Natal as pessoas começam a se preocupar mais com o bem estar do próximo. E,  é  nesse clima solidário que a 2° Campanha de Natal em prol do Recanto dos Idosos Santo Antônio usa as redes sociais em busca de donativos para a instituição.

O Recanto dos Idosos Santo Antônio tem 55 moradores e muitos deles são acamados. Foto: Arquivo Pessoal

A campanha foi criada no ano passado pela jornalista Rafaela Patrício e o namorado José Ignacio Zambrano Giraldo. Ela relatou que a ideia surgiu após ver uma reportagem sobre uma iniciativa realizada em outro estado para ajudar um lar de idosos.

“Vi uma campanha em que foram feitas fotos dos idosos com plaquinhas com pedidos de presentes de Natal e senti uma vontade enorme de fazer o mesmo aqui. Então fomos até o Recanto e conversamos com a irmã Marilza, que é a responsável pela instituição. Ela nos explicou que dessa forma não seria possível fazer a campanha porque não poderíamos expor os idosos sem a autorização das famílias  e muitos deles já não recebiam mais visitas dos parentes. Mas, como estávamos decididos a ajudar saímos de lá com uma lista de produtos que eles precisavam”, disse Rafaela.

“Nós fizemos algumas postagens em nossas páginas nas redes sociais e em grupos do Whatsapp pedindo ajuda dos amigos e graças a Deus eles colaboraram. No dia da entrega das doações levamos mais de 70 produtos “, lembra a jornalista.

Noa ano passado mais de 70 produtos foram doados. Foto Arquivo Pessoal

Rafaela contou que este ano a campanha funciona da mesma forma e que espera superar o número de doações. “Estamos divulgando a campanha em nossas redes sociais e nos grupos do Facebook e do Whatsapp. Também colocamos cartazes explicando a campanha e caixas no meu prédio e no do meu namorado para que os moradores possam doar. Alguns produtos já começaram a chegar, mas esperamos que cheguem muito mais e possamos levar ainda mais donativos do que no ano passado”.

Segundo ela, a diferença  na campanha deste ano é que a variedade de produtos que podem ser doados é menor. “No ano passado eles nos deram uma lista que tinha desde alimentos não perecíveis a produtos de higiene. Já este ano a necessidade maior do Recanto são os produtos de higiene pessoal, fraldas e também material de limpeza porque a casa tem 55 idosos e muitos deles são acamados, o que faz com que o gasto desses produtos seja grande”.

“No ano passado fui com meus pais e meu namorado levar os donativos e também servimos um lanche com cachorro quente e refrigerante para os idosos. Eles adoraram, mas acho que o que mais gostaram foi de ter nossa presença lá porque teve alguns que conversaram bastante. Então quem não puder doar alguma coisa, mas puder ir lá dar um pouco de atenção para eles já vai estar colaborando bastante”, afirmou Rafaela.

Lista de produtos que podem ser doados na campanha deste ano.

A jornalista também agradeceu a colaboração de todos. “Quero agradecer a todos que nos ajudaram no ano passado e pedir que se possível, ajudem novamente. Agradeço também aqueles que já nos ajudaram este ano. E,  peço que quem não pôde doar na primeira campanha, mas pode ajudar agora, que doe nem que seja um dos itens da lista porque já vai fazer muita diferença. O Recanto realmente precisa da colaboração da sociedade”.

Quem quiser colaborar com a campanha pode entrar em contato através do 99862-5471 e falar com a Rafaela. As doações serão recebidas até o dia 21 de dezembro. “A pessoa pode me ligar ou mandar uma mensagem que combinamos como será a entrega das doações. Se ela preferir, podemos ir buscar”, disse a jornalista.