Ribero e Padua
Banner TOP
JB Padrão

Nos dias 18 e 19 de maio o interior de Guarapari estará em festa. Acontece em Buenos Aires a segunda Festa da Imigração Italiana. 

O evento é promovido pela Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Buenos Aires, a AMPROBA, com apoio da Secretaria Municipal do Turismo, Empreendedorismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Guarapari. Pensando no crescimento da comunidade, no desenvolvimento do agroturismo na região das montanhas e na inclusão da festa no roteiro turístico capixaba, o evento desse ano está sendo projetado para atrair um público maior em uma grande estrutura visando à melhor acomodação dos visitantes.

1ª Festa. A 1ª Festa da Imigração Italiana de Buenos Aires, em abril de 2018, foi um sucesso absoluto e superou as expectativas da organização. O evento reuniu mais de três mil pessoas em dois dias de animação com muita música raiz, gastronomia local e belas paisagens naturais com o objetivo de promover a integração das famílias italianas da comunidade.

Conheça a história de Buenos Aires. A origem do nome Buenos Aires foi dada à zona rural de Guarapari no ano de 1878 quando o vapor América, vindo do porto de Gênova trazendo famílias oriundas do Norte da Itália, foi obrigado a fazer uma parada de emergência devido a problemas na geração de vapor. 

Como o vapor iria ficar diversos dias em reparo, cansados de tanto tempo dentro de um navio passando calor, fome, frio e sem menor condição de higiene, alguns resolveram desembarcar e penetrar na mata a procura de nascentes de água, com objetivo de se instalar na região. Ao atingirem a parte alta, com vista para o mar, clima ameno, fartura de água e brisa soprando constantemente, não tiveram dúvidas que iriam morar ali. Como estavam a caminho da Argentina batizaram o local de Buenos Aires.

As famílias que fundaram a vila de Buenos Aires foram os Maioli, Brambati e os Arpini, esses últimos em maior número, o dobro das duas primeiras famílias. As famílias trabalhavam na lavoura e casavam entre eles. Os registros constam no diário escrito por D. Josefina esposa do Sr Salvatore Arpini.

Estrutura. A festa desse ano está sendo projetada e preparada para atrair um público maior, a associação através das parcerias projetou estrutura dobrada que a do ano passado que visa a melhor acomodação dos visitantes. Haverá estacionamento gratuito em torno do campo ao longo do fim de semana. Além da PM terá vários seguranças particulares fazendo a segurança no local.

A programação tem início no sábado Às 19h e termina no domingo às 18h. Além da celebração da palavra, diversos shows e apresentações típicas, a festa contará também com a “Carretela Del Vino”, quando as pessoas tomarão vinho à vontade. Mais informações  estão disponíveis na Fan Page da festa pelo Facebook. https://facebook.com/FestadaImigracaoItalianadeBuenosAires ou pelo Instagran:  https://www.instagram.com/festadaimigracaoitalianadeba/?hl=pt-br

Ideally
Camara Municipal de Guarapari – Participe

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here