O Governo do Espírito Santo anunciou que o aguardado concurso para o cargo de Policial Penal será publicado amanhã, 26 de setembro de 2025. A confirmação foi feita pelo governador Renato Casagrande, através de suas redes sociais.
Organizado pela banca IDCAP, o certame da Secretaria da Justiça (SEJUS) oferece 600 vagas imediatas para o cargo de Policial Penal, além de formar cadastro reserva. As inscrições estarão abertas entre os dias 7 e 27 de outubro de 2025.

O concurso já era esperado para este ano, e, no início de setembro, o Diretor-Geral da Polícia Penal, José Franco, havia afirmado que as provas também ocorreriam em 2025.
Atualmente, o Policial Penal do Espírito Santo recebe uma remuneração inicial de R$ 5.631,16, além dos benefícios da carreira.
O edital, conforme o termo de referência publicado em julho, será composto por diversas etapas, incluindo:
Prova Objetiva e Redação (classificatórias e eliminatórias), com 35 questões de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos;
Avaliação Biopsicossocial e Heteroidentificação (eliminatórias);
Teste de Aptidão Física (eliminatório), com testes de flexão de braço na barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos;
Exame Psicotécnico (eliminatório);
Exame de Saúde (eliminatório);
Investigação Social (eliminatória);
Curso de Formação Profissional (classificatório e eliminatório).
O último concurso para a função, realizado anteriormente, também ofereceu 600 vagas e foi organizado pela banca IBADE, com as mesmas etapas previstas para este certame.