Portadores de deficiência auditiva também são tratados com respeito e atenção em Itapemirim. Para melhorar a qualidade de vida de quem possui algum tipo de problema na audição, o município, em parceria com o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), está ofertando Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) que, em casos de perda auditiva leve ou moderada, possibilita que os pacientes voltem a escutar o mundo em volta.

aparelho gratuito para deficiente auditivo itapemirimAntes de receber a prótese auditiva, o paciente precisa passar por consultas no Crefes, que é o órgão responsável pela entrega dos aparelhos. Geralmente, o paciente já sai com a prótese na segunda consulta, dependendo do caso. Atualmente, o município de Itapemirim não conta com grande demanda para este serviço. Todos os pacientes com problemas auditivos que procuraram a rede pública de saúde do município ou já receberam sua prótese ou já estão na fila para as consultas.

Para conseguir uma prótese, o paciente deve procurar o setor de Atenção Primária do município, que fica na sede da Secretaria de Saúde, na Vila, portando uma cópia dos documentos pessoais (CPF e identidade), do comprovante de residência, do cartão do SUS e o encaminhamento do médico otorrinolaringologista com CID. Após a entrega da documentação, o setor encaminha para o Crefes, que faz a análise e agenda as consultas.

“Nós já conseguimos entregar centenas de cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho, próteses de membros e camas hospitalares, por exemplo. Agora, a vez é dos pacientes que possuem algum tipo de problema auditivo recuperarem sua qualidade de vida”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Investir na acessibilidade dos pacientes é uma das prioridades da saúde no município. Se a medicina diz que é possível que o paciente volte a escutar, Itapemirim vai buscar o recurso necessário para que isso aconteça”, diz o prefeito, Dr. Luciano de Paiva.