A equipe do Portal 27 realizou uma enquete com usuários do transporte público intermunicipal de Guarapari e vai apresentar o resultado em forma de matérias nos próximos dias.

O primeiro local analisado foi o ponto final dos ônibus Alvorada e Planeta, que fica no bairro Ipiranga. No dia 16 de fevereiro, quarta-feira, nossa equipe esteve no local das 5 horas às 11h e conversou com 50 usuários.

Foram realizadas quatro perguntas de múltipla escolha e uma questão mais aprofundada. As perguntas foram referentes ao perfil do usuário: Quantas vezes pega o ônibus no Ipiranga; motivo; como chega ao local e cidade de origem. A questão debatida foi a qualidade do serviço prestado.

Reclamações. Na apuração identificamos alguns pontos comuns nas reclamações: Segurança; falta de banheiros públicos e abrigo contra o sol e chuva. Dona Ana Maria, 73 anos, estava acompanhada da filha e usava o transporte para ir ao médico em Vitória “Saí cedo de casa e peguei o ônibus da Lorenzuti para chegar aqui. Vou pegar esse ônibus e vou até o terminal Dom Bosco, em Vitória para uma consulta médica. Se quiser ir ao banheiro preciso pedir no comércio, mas o que mais me preocupa é a insegurança. Esse ponto é deserto nesse horário das 6h e temos que conviver com o público que sai do bar e com os viciados” contou dona Ana.

Para outros usuários estas questões são menos importantes. “Para mim o que importa é ter o meu ônibus no horário. Chego aqui no meu horário, pego meu ônibus e vou pra Vitória”, afirma Edvaldo Silva, que tem parentes em Guarapari e passa alguns fins de semana na cidade.

Dados. Nesse período de férias escolares, os usuários se dividem em trabalhadores (35%) e visitantes do município (28%). Mais de 60% são moradores de Guarapari e a grande maioria 53% usa o transporte esporadicamente. O que mais chamou a atenção da nossa equipe foi o grande número de usuários que precisam de outro meio de transporte para chegar ao ponto do Ipiranga.  Apenas 45% dos usuários moram próximos e vão caminhando até o ponto do ônibus.

Essa enquete tem como principal objetivo analisar os serviços públicos oferecidos à população e visitantes. Outros pontos receberão a visita da nossa equipe. Colabore com o Portal 27 e ajude a cobrar do poder público melhores serviços.

Deixe seu comentário

Comments are closed.