JB Padrão
Banner TOP

O estudante do Ifes de Guarapari Márcio Fabrício Falcão de Paula Filho, de 18 anos, está em Montevidéu, no Uruguai, representando o Espírito Santo no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) para elaborar uma declaração com propostas de melhorias para o Ensino Médio.

Márcio está representando o ES no Parlamento Juvenil do Mercosul pela primeira vez. Foto: Arquivo Pessoal

O jovem foi selecionado entre outros três para representar o Estado em uma eleição em que os próprios estudantes votaram e está é sua primeira participação no programa e ainda sua primeira viagem internacional. Ele contou que está adorando a experiência.

“É a primeira vez que tive a oportunidade de conhecer tanta gente nova, sair do Estado e ir para longe porque antes só tinha ido para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Está sendo uma experiência incrível. Foi um choque cultural muito grande quando chequei aqui no Uruguai. Aprendi muita coisa nove e revi muitos valores que tinha antes desse programa. Me vejo mais cidadão agora”.

O evento começou no último dia 06 e terminou hoje contou com a participação de um estudante de cada estado brasileiro e das províncias dos demais países participantes. Além do Brasil, este ano participam Uruguai, Argentina e Paraguai e o tema do congresso é “Ensino Médio que queremos”.

Sessão plenária do Parlamento Juvenil do Mercosul. Foto: Whatsapp

Márcio explicou que as medidas definidas pelos jovens são tomadas com base em seis eixos temáticos: direitos humanos, inclusão educativa, integração regional, participação cidadã, jovens e o trabalho e a questão do gênero. “Com base nesses eixos temáticos nos reunimos com todos os jovens participantes dos outros países e debatemos uma declaração que hoje foi levada para o parlamento oficial do Mercosul”.

Ele não pode adiantar o que foi proposto na declaração, mas informou que em alguns dias ela vai estar disponível no site do Ministério da Educação (Mec).

Institucional Basic Idiomas
Institucional Karla
Institucional MAllagutti
Banner Marcelo
Institucional M Conveniências [banner top]

Padrão
Transparência (novo) – 700 x 90

1 COMENTÁRIO

  1. De nada adianta.Com um governo deste a educação faliu de vez.Veja o ministro de nada entende e não entende nada! Acabaram com a ciência,sem verbas pesquisas e pesquisadores de ponta estão deixando o Brasil! Em 1995 deixei meu mestrado na Unicamp pois a época já sentia que o Brasil não era sério.Ainda mais no ensino médio.Coitado dos nossos filhos e netos,se quiserem algo deverão deixar o Brasil sim.Escola na era digital que ainda coloca “cartolina” em trabalhos expostos na parede é brincadeira! Procurem um livro publicado da Daniela Arbex de JF-MG sobre a educação em MG! Irão chorar de vez e assim é o Brasil a fora,faliu! Tenho pena pois morrerei sem ver o Brasil que sempre sonhei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here