O estudante do Ifes de Guarapari Márcio Fabrício Falcão de Paula Filho, de 18 anos, está em Montevidéu, no Uruguai, representando o Espírito Santo no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) para elaborar uma declaração com propostas de melhorias para o Ensino Médio.

Márcio está representando o ES no Parlamento Juvenil do Mercosul pela primeira vez. Foto: Arquivo Pessoal

O jovem foi selecionado entre outros três para representar o Estado em uma eleição em que os próprios estudantes votaram e está é sua primeira participação no programa e ainda sua primeira viagem internacional. Ele contou que está adorando a experiência.

“É a primeira vez que tive a oportunidade de conhecer tanta gente nova, sair do Estado e ir para longe porque antes só tinha ido para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Está sendo uma experiência incrível. Foi um choque cultural muito grande quando chequei aqui no Uruguai. Aprendi muita coisa nove e revi muitos valores que tinha antes desse programa. Me vejo mais cidadão agora”.

O evento começou no último dia 06 e terminou hoje contou com a participação de um estudante de cada estado brasileiro e das províncias dos demais países participantes. Além do Brasil, este ano participam Uruguai, Argentina e Paraguai e o tema do congresso é “Ensino Médio que queremos”.



Sessão plenária do Parlamento Juvenil do Mercosul. Foto: Whatsapp

Márcio explicou que as medidas definidas pelos jovens são tomadas com base em seis eixos temáticos: direitos humanos, inclusão educativa, integração regional, participação cidadã, jovens e o trabalho e a questão do gênero. “Com base nesses eixos temáticos nos reunimos com todos os jovens participantes dos outros países e debatemos uma declaração que hoje foi levada para o parlamento oficial do Mercosul”.

Ele não pode adiantar o que foi proposto na declaração, mas informou que em alguns dias ela vai estar disponível no site do Ministério da Educação (Mec).

Institucional MAllagutti
Institucional Karla
Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional Basic Idiomas
Banner Marcelo

Dia D Docutum
Institucional Flex Motors [banner final]
Prefeitura Municipal de Anchieta


1 COMENTÁRIO

  1. De nada adianta.Com um governo deste a educação faliu de vez.Veja o ministro de nada entende e não entende nada! Acabaram com a ciência,sem verbas pesquisas e pesquisadores de ponta estão deixando o Brasil! Em 1995 deixei meu mestrado na Unicamp pois a época já sentia que o Brasil não era sério.Ainda mais no ensino médio.Coitado dos nossos filhos e netos,se quiserem algo deverão deixar o Brasil sim.Escola na era digital que ainda coloca “cartolina” em trabalhos expostos na parede é brincadeira! Procurem um livro publicado da Daniela Arbex de JF-MG sobre a educação em MG! Irão chorar de vez e assim é o Brasil a fora,faliu! Tenho pena pois morrerei sem ver o Brasil que sempre sonhei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here