Retratos sobre a cultura indígena, suas origens e costumes estarão em exposição do dia 18
até 30 de abril, no 1º piso do Shopping Guarapari. A exposição é resultado de um trabalho
escolar de 200 alunos, coordenado pelas professoras de Artes e História Fernanda Geraldo e Aline Brandão, que vem realizando projetos escolares, para fortalecer a cultura e a história da cidade.

A exposição fotográfica está sendo produzida pelos alunos do 2º ano, da Escola Estadual de
Ensino Médio Dr. Silva Mello, o Polivalente. Surgiu dentro da disciplina de Artes em conjunto com História. E foi a partir daí que a professora Fernanda Duarte, percebeu o número expressivo de alunos que são descendentes de índios na escola, e encontrou neste trabalho a oportunidade de resgate cultural. A arte da divulgação da exposição, foi produzida pelos alunos e a índia da foto é a Maria Luíza Féliz Zamdomingo, 2ºM1.

A exposição é resultado de um trabalho escolar de 200 alunos, coordenado pelas professoras de Artes e História Fernanda Geraldo e Aline Brandão. Foto: Divulgação

O Shopping Guarapari abriu as portas e fez uma parceria com o projeto. “Mais uma vez, nós cedemos o espaço para incentivar a cultura em nossa cidade e estamos abertos a ouvir
propostas de outros agentes culturais ”, adiantou o superintendente, Eduardo Cardoso.

Segundo a professora Fernanda, um grupo de alunos deste projeto, teve a oportunidade de
conhecer a tribo indígena Piraquê-Açu em Aracruz, e eles produziram um documentário que
será exibido durante a exposição.

No dia do Índio, 19 de abril, alguns estudantes estarão no Shopping Guarapari distribuindo
lembranças para os visitantes da exposição “Donos da Terra”. Os alunos iniciaram os estudos sobre matrizes culturais, também fizeram pesquisas sobre imagens de várias tribos indígenas e a partir daí, iniciaram o trabalho de caracterização indígena e fizeram o ensaio fotográfico.

“A exposição reuniu fotos lindas e promete surpreender a todos. Fica o convite para visitação, pois Guarapari precisa incentivar a cultura que é também uma forma de fomentar o turismo”, disse Fernanda.

Outras exposições. Já foram realizados outros trabalhos que ficaram em exposição no Shopping Guarapari. Em 2017 foi feito o trabalho sobre o patrimônio de Guarapari “Conheça, valorize, apaixone-se”, com exposição de maquetes da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Marlim Azul, entre outros ícones da cidade.

Em 2016 a exposição Pintura Afro foi destaque. E em 2015 a exposição “Raízes do Mangue”, foi a primeira realizada no shopping, ficando durante o período do verão e teve sucesso de público com mais de 1500 assinaturas registradas em livro.

O Shopping Guarapari, um novo tempo, tem incentivado ações culturais e de fomento ao
turismo na cidade, com intuito de valorizar os talentos locais. A exposição é aberta ao público, com acesso gratuito.

Serviço: Exposição Fotográfica “Donos da Terra” 

Local: 1º piso Shopping Guarapari

Período: 18/04 até 30/04

Abertura: 18/04 às 16h
Visitação gratuita e distribuição de brindes no Dia do Índio (19/04)
A exposição é uma realização dos alunos do 2º ano da EEEM Dr Roberto Calmon com apoio
cultural do Shopping Guarapari.