O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, na tarde deste sábado (03), o Espírito Santo Innovation Experience (ESX). O evento, que reúne as maiores iniciativas na área de inovação no Estado e chega a sua 5ª edição, teve início nesta sexta-feira (02) e segue até este domingo (04), na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita.
Na ESX, Casagrande conversou com os expositores e conheceu algumas iniciativas. Ele comentou sobre a construção coletiva, envolvendo Estado e sociedade civil, de um abiente favorável à inovação e sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

“Um evento que reúne o Governo do Estado, o Sebrae, diversas instituições e mais de cem startups demonstra que formamos um ambiente de inovação, que buscamos fortalecer aqui no estado. E que bom que construímos juntos esse ambiente. Essa não é uma ação só do Governo do Estado, mas da sociedade capixaba. Somos um estado que por muito tempo se ancorou na atividade industrial tradicional, mas sabemos que temos que avançar com outros modelos de desenvolvimento, incorporando inovação, gerando oportunidade de renda. O caminho da criatividade e da inovação é o que nos leva a alcançar soberania. Sabemos que um país só é soberano quando investe em educação e inovação”, disse o governador.
O Espírito Santo Innovation Experience (ESX) reúne startups, instituições e pessoas que dialogam com ideias inovadoras e desenvolvimento tecnológico. O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), em parceria com o Governo do Estado. Em sua última edição, reuniu mais de 17 mil pessoas, apresentando novidades para diferentes públicos e setores.
Em seu espaço no evento, o Governo do Estado apresenta as ações na área da inovação, envolvendo as Secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Gestão e Recursos Humanos (Seger), Cultura (Secult), Saúde (Sesa) além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) também expõe no local como parceiro do Governo do Estado.