As baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acenderam um alerta e o Ministério da Saúde que prorrogou a vacinação até o dia 22 de junho. A preocupação é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe.

A vacinação do grupo prioritário foi prorrogada até o próximo dia 22. Foto: Sesa

Em Guarapari foram vacinadas até o momento 19.610, o que representa aproximadamente 83% do grupo prioritário. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% do público alvo.

Público prioritário. O público prioritário é o seguinte: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, um dos grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, registram o menor índice de vacinação contra a gripe, com cobertura de apenas 70,22% e 61,21%, respectivamente.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A Vigilância Epidemiológica de Guarapari não registrou caso de óbitos e a cidade não possui paciente com síndrome respiratória aguda grave. Até o momento, Guarapari registrou 12 casos de notificação de síndrome respiratória aguda grave, sendo que quatro casos estão em investigação, seis casos encerrados e não especificados e dois casos de influenza AH3.

Serviço:  locais de vacinação em Guarapari

Horário: de 8h às 15h

Unidade de Saúde “Terezinha Loyola”;

Unidade de Saúde “Mário Sérgio Pereira”;

Unidade de Saúde “Terezinha Santos”;

Unidade de Saúde “Maria Madalena Astori Gobbi”;

Unidade de Saúde “Dr Roberto Calmon”;

Centro Municipal de Saúde;

Unidade de Saúde “Jader Avelar”;

Unidade de Saúde “Pedro Machado”;

Unidade de Saúde “Luiz Buback”;

Unidade de Saúde “Normilia Cunha”;

Unidade de Saúde de Santa Mônica;

Unidade de Saúde de Setiba;

Obs.: No momento não será aberta vacinação para outros grupos.

*Com informações da Prefeitura de Guarapari