O exame de Raios-X é um dos procedimentos mais básicos para um diagnóstico, principalmente em casos de suspeitas de fraturas. Mas quem procura o Hospital Francisco de Assis, na Praia do Morro, em Guarapari, em um domingo pode ter uma surpresa.

É que o hospital não faz exames de Raios-X aos domingos. Uma leitora do Portal 27 fez a denúncia. “Eu levei meu filho de um ano e nove meses para fazer uma consulta, pois ele está com dificuldades respiratórias. A médica fez o examinou, mas não pode pedir o raio-x, pois aos domingos não funciona”, disse Aline Marvilla, 31 anos.HFA-predio

Aline contou que a médica ainda disse, de forma discreta, que médico trabalha de domingo a domingo, mas raio-X tem folga. No fim da consulta, Aline voltou para casa com o filho e coma suspeita de ele tem sinusite, mas sem o exame, não pôde ter certeza. “A médica é experiente e tive que confiar nisso, pois não fizeram o exame”, lamenta.

“O acesso à saúde é direito de todos. Não pode ter esse impedimento de dias específicos para fazer exames. Lá (Hospital Francisco de Assis) é a porta de entrada de urgências e emergências de pediatria na cidade!”, comenta o membro do Conselho de Saúde do município Mansour Cadais.

O Hospital

Em nota, a assessoria de comunicação do hospital respondeu: “O Hospital Francisco de Assis (HFA), no último domingo, não deixou de realizar nenhum tipo de exame de Raio-X complementar ao diagnóstico demandado do Pronto Atendimento Infantil. O Hospital ressalta que possui o serviço de Raio-X 24 horas todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados. Qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimentos, estamos à disposição para receber o usuário novamente”.

Prefeitura

Já a prefeitura disse em nota que: “A Secretaria da Saúde entrou em contato com a direção do Hospital para apurar a denúncia. De acordo com o gerente da unidade, a informação não procede e afirmou que o serviço é ofertado 24 horas por dia.

A mãe do paciente

A reportagem do Portal 27 voltou a procurar a senhora Aline, que sustentou a reclamação. “A médica me falou com todas as letras: ‘No domingo é difícil, porque não temos raio-x’. Isso me foi dito pela médica que atendeu meu filho”, respondeu Aline.

Deixe seu comentário