Um problema histórico em Guarapari continua. Moradores da região do bairro Una e de Setiba Ville estão denunciando uma grande invasão que está ocorrendo nesta região. Segundo eles, são ações criminosas contra o meio ambiente em Área de Proteção Ambiental (APP) e próximo ao Rio Una.

Crime Ambiental.  Um morador da região que pediu para não se identificar, explica a situação. “Eles estão invadindo os dois lados da pista no contorno da Rodovia do Sol, logo após a ponte do Rio Una, que passa por baixo da pista da rodovia. Está tudo sendo invadido. É uma área de APP, um absurdo, um grande crime ambiental”, denuncia um dos moradores.

Moradores da região do bairro Una e de Setiba Ville estão denunciando uma grande invasão que está ocorrendo nesta região. Foto: Divulgação

O Portal 27 recebeu diversas fotos da invasão. Ainda de acordo com o morador, a situação só tende a piorar. “Mais poluição que será lançada no Rio, que vai acabar indo para nossas praias. Sem contar o aumento da violência, da ocupação desordenada e do tráfico de drogas, com elementos fugitivos”, disse.

Armados. Outro morador ouvido por nossa reportagem confirma a sensação de insegurança. “Além de invadir e cercar eles estão invadindo nossos terrenos e roubando nossos materiais. Eu fui reclamar e um deles quis me afrontar mostrando uma arma. Só que eu também ando armado e mostrei para ele também. É essa situação que estamos vivendo. De arriscar ter que resolver e nos proteger no tiro”, disse o morador. “A situação está muito difícil. Queremos providencias das autoridades competentes”, afirmou.

Associação. Ouvimos o presidente da associação de moradores de Setiba Ville, Mário Lucio Santos Lopes, que afirmou já ter denunciado a situação para a prefeitura desde 2018. “Já denunciamos essa situação desde o ano passado. Infelizmente as respostas demoram muito e o problema social só aumenta, gerando cada vez mais problemas para a cidade”, diz Lúcio.

“Está tudo sendo invadido. É uma área de APP, um absurdo, um grande crime ambiental”, denuncia um dos moradores. Foto: Divulgação.

Ainda de acordo com eles a questão da segurança também é preocupante. “Uma nova invasão começou há uns 15 dias. Mas desde o ano passado estamos vendo invasões na região. Infelizmente são pessoas especializadas em grilagem. Invadem, vendem, trocam e vão embora. E deixam os problemas sociais, tais como o forte tráfico de drogas que tem deixado a comunidade extremamente preocupada e insegura”, disse.

Ele pede providências a prefeitura. “Setiba é um lugar muito bonito, mas temos visto um processo de favelização. Queremos fiscalização, coisas organizadas e funcionando direito. Essa área deveria ser protegida destas invasões. Infelizmente as autoridades não tomam providencias”, finalizou.

Resposta. Procurada pelo Portal 27 para dar respostas a estas questões, a prefeitura de Guarapari respondeu que a área não é pública, mas seria uma área particular. A prefeitura  diz que fiscaliza e nos enviou ainda a foto da ação de fiscalização realizada hoje (24) pela Semag.

A prefeitura nos enviou ainda a foto da ação de fiscalização realizada hoje (24) pela Semag.

Confira a nota completa enviada pela prefeitura a nossa redação“A Secretaria Municipal de Análise e Aprovação de Projetos (Semap) informa que trata-se de uma área particular e que hoje (24) uma operação de fiscalização foi realizada no local. Notificações, embargo de obras irregulares e multas foram aplicadas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) reforça a informa de fiscalização rotineiras no local e vistorias ambientais já foram realizadas.

A prefeitura informa que quanto a situação de furto de materiais de construção, as pessoas devem procurar a polícia”

Deixe seu comentário

Comments are closed.