A forma como a coleta de lixo vem sendo feita no São Gabriel não está agradando os moradores do bairro de Guarapari. O lixo recolhido das casas fica acumulado esperando o carro do lixo por até quatro horas.

Segundo o morador, o lixo é acumulado em pontos do bairro e espera té 4 horas para ser recolhido pelo caminhão. Foto: Whatsapp

Um autônomo que mora no bairro há 5 anos e prefere não ser identificado relatou que a coleta acontece sem falhas toda segunda, quarta e sexta. Porém, os coletores retiram os sacos de lixos da frente das casas e acumulam em pontos do bairro para o caminhão pegar e isso demora bastante. Esse intervalo entre as duas etapas do serviço desagrada o morador.  “Eles passam às 8h pegando nas casas e quando o caminhão passa para recolher já é meio dia. Aí o cachorro já rasgou os sacos e espalhou tudo na rua. Fica a maior imundice. Isso vai gerando vários problemas para a saúde e para a limpeza”, relatou o autônomo.

Caçambas. Segundo ele, em dias de chuva a demorar em retirar o lixo acumulado da rua é ainda maior. Para ele, a coleta deveria ser feita de outra forma. “Quando as ruas estavam sem calçamento a gente até entende porque o caminhão não descia pelas ruas cheias de buraco. Agora que está tudo calçado eles poderiam mudar ou então colocar caçambas coletoras porque aí não tinha o risco de cachorros e das pessoas que passam para pegar latinha rasgarem os sacos”.

Coleta de lixo demora até 4 h no São Gabriel e após lixo ser recolhido o local fica imundo. Fotos Whatsapp

O morador relatou que já reclamou com os coletores de lixo. “Conversei com eles e até mudaram o local de recolhimento, mas depois voltou tudo ao normal. Um deles falou que eles são mandados a fazer isso. Também falei com uma pessoa que trabalha na Codeg que me disse que juntar um monte em um local para depois pegar seria certo, mas que o caminhão deveria passar recolhendo em no máximo uma hora. Mas, isso não acontece”.

Denúncia no Ministério Público. Ele disse ainda que já registrou uma reclamação na página do Ministério Público na internet, mas não recebeu resposta. “Eu pedi informações e eles disseram que quando a gente escreve no site vai para Vitória, mas que já passaram para Guarapari. Mas já faz mais de mês e não tive resposta nenhum. Estou sempre olhando com o protocolo que eles me deram, mas até agora nada”.

Solução. Procurada, a prefeitura afirmou que a empresa que realiza a coleta se comprometeu em reduzir o tempo de recolhimento. “A Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (Codeg) informa que já comunicou a CTRVV sobre a demanda e informou que serão tomadas as providências para diminuir este tempo no recolhimento do lixo. Agora quanto ao acúmulo em um só ponto, essa é a forma mais eficaz de recolhimento e é assim que é feito em todos os bairros”. 

Nossa reportagem também procurou o Ministério Público que confirmou o recebimento da denúncia. “O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Guarapari, informa que recebeu a denúncia citada e solicitou ao Município de Guarapari a adoção de providências em relação ao caso”, diz a nota do MPES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!