A chuva que atingiu Guarapari nestes dois últimos dias deixou muitas ruas intransitáveis, mas para os moradores da rua Afonso Cláudio, no bairro Bela Vista, está é uma realidade constante. A população sofre com problemas estruturais como falta de pavimentação e iluminação pública.

De acordo com um dos moradores, a rua Afonso Cláudio não vê melhorias há anos e passa por problemas como falta de pavimentação e iluminação pública precária.

Um dos moradores, que prefere não ser identificado, contou que a rua liga os bairros Nossa Senhora de Fátima e Bela Vista. Ele mora no local há 20 anos e não vê melhorias há bastante tempo. “A manutenção que foi feita na rua foi no primeiro mandato do Antônio Gotardo. Este prefeito que está aí já é o terceiro mandato dele e nunca fez nada mesmo. Nenhum paliativo. A única coisa que o poder público faz ali é o recolhimento de lixo domiciliar”.

A rua também não é pavimentada e o mato toma conta da vala. “A erosão é muito alta. Se a gente colocar uma fita de um lado da rua para outro, dá mais de 50 centímetros de erosão. Entrega de móveis e mercadorias o pessoal tem que fazer nas costas. Mesmo com o tempo bom porque não são todos os carros que descem conseguem subir depois. Tem também um valão que também não é limpo. Manilhar a gente nem pede porque sabe que já é pedir muito, mas limpar já estaria melhorando a situação”.

Segundo ele, a iluminação pública também é precária no local. “Tem postes, mas não é feita a manutenção e isso não é por falta de pedido. Não é obrigação do morador pedir revisão de iluminação pública. Eles é que tem que passar para olhar se tem problema e consertar. Mas, a gente ainda liga para lá pedindo. Eu mesmo tenho protocolo do pedido de manutenção e não foi feito. A gente paga a taxa de iluminação pública, mas ela é precária porque não são todos os postes que estão com as lâmpadas acessas à noite. É perigoso porque a gente mora em periferia e para quem é morador daqui tudo bem porque temos conhecimento com todos, mas quem vem de outro lugar a gente não sabe qual é o real interesse daquela pessoa ali”, disse o morador.

Segundo o morador, a vala da região não é limpa e o mato está tomando conta de tudo.

Ele revelou ainda que sente vergonha das condições da rua onde mora.  “Me sinto frustrado. Minha casa é simples, mas não fico com vergonha dela. Fico com mais vergonha é do acesso. Às vezes vem um parente ou um amigo de outros bairros e me sinto excluído da própria sociedade. Todo mundo tem que ter uma moradia digna. A casa vai de acordo com as condições pessoais de cada um, mas a rua tinha que ser cuidada pelo município”.

Procurada, a prefeitura informou que vai pavimentar diversas ruas do bairro e que a capina e limpeza serão agendadas. “A atual administração, em sua primeira passagem gestão realizou diversas obras no bairro Bela Vista como pavimentação e drenagem nas principais vias de acesso ao bairro e diversas ruas paralelas, também foram realizadas obras de implementação de iluminação pública, construção de praça e uma unidade de saúde.

Um dos compromissos da atual gestão é levar obras de infraestrutura aos bairros do município. Nesta segunda passagem, a atual gestão, ciente das necessidades do bairro já licitou obras de pavimentação e drenagem para outras ruas e estas devem ser executadas ainda neste ano. A Secretaria de Obras já está realizando levantamento para nova etapa de obras, visando contemplar ruas não atendidas na atual etapa. 

A Secretaria de Obras irá ao local para avaliar a situação da via agendar serviços de manutenção na via.
A Codeg irá ao local para avaliação da situação agendamento de cronograma de ações de limpeza e capina na via. A Diretoria de Iluminação Pública da Codeg solicita que os moradores formalizem a solicitação através dos canais da companhia Telefone: 3361-1165, site http://www.codeg.net.br/ilunicacao.html, ou diretamente no setor, localizado na rua Clementino Butke, 76, Muquiçaba”, diz a nota da administração municipal.

Comments are closed.