Quem foi curtir a programação de verão na praia do morro em Guarapari pode estrear os banheiros químicos climatizados comprados pela prefeitura. Os banheiros químicos com ar condicionado que geraram tanta polêmica nas últimas semanas foram colocados em uso no show deste sábado (26) na Praia do Morro.

A polêmica começou depois da publicação no Diário Oficial informando da compra dos equipamentos pelo valor de R$ 152.999,98. Imediatamente começaram as manifestações nas redes sociais com posicionamentos favoráveis e contra a compra dos banheiros. Há poucos horas do início do show a equipe de montagem fazia os últimos ajustes no equipamento, que está colocado próximo dos vendedores ambulantes.

Há poucos horas do início do show a equipe de montagem fazia os últimos ajustes no equipamento. Foto: João Thomazelli

Quem acompanhava a montagem dos banheiros opinou sobre o investimento depois de serem informados sobre o valor pago. Foi o caso da aposentada Marilda Barbosa Couto, de 65 anos.

“Eu acho que é muito bacana, pois esses dias eu vim na praia e a mulher não deixou eu usar o banheiro porque eu não tinha o dinheiro em mãos. Tendo um banheiro gratuito é muito melhor. Acredito que se a prefeitura comprou é porque tem condições para isso”, disse.

Marilda Barbosa Couto, de 65 anos e Lúcia Maria Couto Fernandes, de 66 anos

A Lúcia Maria Couto Fernandes, de 66 anos, também gostou da oferta de banheiros gratuitos para quem está na orla. “Olha, o valor pode até ser meio salgado, mas se compraram há condições para isso. e ter um banheiro gratuito para os frequentadores da praia é muito interessante”.

E pelo menos para os turistas parece que a ideia do banheiro gratuito agradou. Outro que concordou com a iniciativa foi o aposentado Joel de Freitas, 65 anos. “Eu acho uma boa ideia, se manter limpo e bem cuidado. se eu precisar usar o banheiro com certeza eu usarei o novo”, disse com bom humor. 

Aposentado Joel de Freitas e a família.

Contra. Mas tem quem não gostou do valor gasto pelos banheiros. O servidor público de Belo Horizonte, Minas Gerais, Marcelo Ribeiro, 42 anos, reclamou. “Acredito que ter banheiros públicos é muito importante para os eventos. Porque não podemos urinar na rua. Principalmente as mulheres. Mas acho que o gasto foi muito alto. Podiam ser banheiros mais baratos”

O outro lado. Procuramos a prefeitura para ouvir a justificativa de se gastar este valor com os banheiros. Em nota eles responderam o seguinte:
“A Secretaria Municipal da Administração informa que, como é sabido, o município possui uma grande demanda de turistas e eventos realizados durante todo ano, como o Esquina da Cultura, Festa da Cidade e os Shows de Verão.

Para atender esse público, era sempre necessário a contratação de locação de banheiros, o que consequentemente ocasionava mais gastos ao Município. Dessa forma, foram adquiridos, 02 trailers sanitários por meio de processo licitatório, na modalidade de pregão eletrônico, no qual a empresa vencedora foi a Mira Comercial e Serviço – Eireli – ME, com valor de R$ 152.999,98.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) informa que são 2 trailers (1 masculino e 1 feminino), cada um possui três banheiros e no feminino possui também um fraldário. Eles são climatizados, com iluminação e acessibilidade.”

Deixe seu comentário

Comments are closed.