As 35 famílias de Iguape, zona rural de Guarapari, que tiveram as casas atingidas pela chuva da última terça-feira (08) estão contando com a solidariedade da população do município e o auxílio da prefeitura.

Nesta quinta-feira (10) o prefeito Edson Magalhães esteve na comunidade e conversou com as pessoas que tiveram prejuízos. “A prefeitura está dando um apoio bom para gente. Não estou querendo puxar sardinha para lado nenhum, mas o prefeito Edson Magalhães esteve aqui hoje dando apoio moral, foi em todas  as casas e ficou de mandar água para a escola. Ele se mostrou muito triste com o que aconteceu e se propôs a nos ajudar”, relatou o comerciante Valter Aristides Paneto.

Prefeito Edson Magalhães visitando as famílias que tiveram as casas atingidas pela chuva. Foto: Prefeitura de Guarapari

Além do prefeito, o secretário de Obras, Emanuel Vieira também visitou a região. “Desde o corrido estamos com a  equipe no local fazendo limpeza e ajeitando as ruas. A gente ainda tem alguns acessos interrompidos e estamos atacando eles agora tirando barreiras que caíram para restabelecer a condição de acesso dessas pessoas”, disse o secretário.

Medicamentos. A secretária de Saúde, Alessandra Gaigher, também esteve presente no local. Ela explicou que inicialmente está sendo  um levantamento dos moradores  que são hipertensos, diabéticos e insulinodependentes para poder agilizar a entrega  da medicação porque muitos perderam tudo com  desastre. Segundo ela, a expectativa e entregar esses medicamentos ainda nesta sexta-feira (11).

“Temos três famílias que tem insulinodependentes e precisam desse medicamento. A gente vai providenciar e a agente comunitária de saúde vai fazer todo o levantamento para me entregar nesta sexta-feira para agilizar a questão de consultas médicas para os pacientes”, afirmou a secretária. 

A comerciante Alciria conversou com a secretária de Saúde, Alessandra Gaigher, sobre a necessidade de insulina para o marido. Foto: Rafaela Patrício

A comerciante Alciria Santos Fraga, de 41 anos, contou que o marido faz uso de insulina e que a chuva destruiu tudo o que tinham, inclusive, as receitas do medicamento. “Essa iniciativa vai nos ajudar muito. Já é uma preocupação a menos porque perdemos praticamente tudo.  Foi cama, colchão, sofá, o carro e no bar também perdemos muita coisa. Tivemos um prejuízo de mais ou menos de R$ 30 mil”.

A administração municipal também disponibilizou caminhões para o recolhimento dos móveis que não puderam ser aproveitados e carros pipas abasteceram as casas com água para as famílias realizarem a limpeza.

Caminhão Pipa abastecendo a caixa d’água para a limpeza das casas. Foto: Rafaela Patrício

Doações. A Secretaria Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) cadastrou, nesta quarta-feira (09), as famílias atingidas pela chuva e está recebendo e distribuindo doações de roupas, alimentos, colchões e água potável.