Os candidatos organizaram protesto durante a realização da segunda etapa do processo seletivo dos guarda-vidas, realizado na manhã de hoje (26). Onde deveria ter acontecido o Teste de Aptidão Física (TAF), os concorrentes acabaram se negando a fazer a prova.
O processo seletivo foi aberto no último dia 19, para a contratação de 50 salva-vidas, que terá validade de doze meses, contados a partir da data de assinatura do contrato de prestação de serviço. “Neste ponto, eles cumpriram o que prometeram. Pois no ano passado foi feito inicialmente um processo seletivo para dois meses, o que é um absurdo, e depois aumentaram para nove meses. E naquela mesma ocasião, foi combinado sobre o próximo contrato, ser de pelo menos um ano”, explica um candidato à vaga.
Além do pequeno quantitativo, eles ainda explicam que dessas 50 vagas, 30 são para reservas. “Dessas 50 vagas, 30 são para reservas, ou seja, 20 profissionais estarão trabalhando diariamente e os outros 30 estarão em casa, esperando pela alta temporada para trabalhar”, explica um contratado que preferiu não se identificar.
O número de contratados já é pequeno, e mesmo trabalhando doze meses, não teremos direito a férias, nem tão pouco 13º. Eles indagam, “por que não podemos ser rejeitados a um concurso público, ao invés de um processo seletivo? Desse jeito que está, a prefeitura é capaz de desvalorizar uma coisa que já é desvalorizada. Temos aluguel, creche e contas à pagar, assim como os contratados. Não podemos ter a oportunidade de ser um contratado também?”, desabafa um candidato.
“Afinal, o nosso serviço é como o da polícia. O que eles fazem em terra, nós fazemos na água. Buscamos proteger e não deixar que o algo de ruim aconteça com os banhistas, seja eles moradores ou turistas”. Fica a indignação de alguns candidatos à vaga de salva-vidas, que apenas pedem do município, mais valorização à profissão.
Em nota, a prefeitura respondeu que não é possível fazer concurso público. A Prefeitura dispõem de 28 guarda vidas concursados e realiza processo seletivo simplificado através de lei autorizativa, por período de 1 ano. O município, no momento, não está realizando concurso público.
Foram inscritos 134 candidatos para a contratação imediata de 50 profissionais. Todos os que realizarem o TAF e forem aprovados estarão aptos a serem convocados pelo município, caso haja necessidade de reforço.
Porque a minuta feita pelo corpo de Bombeiros não foi cumprida?
Não há minuta feita pelo Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros possui convênio com o município para acompanhamento das atividades além da aplicação do TAF.
Já no site da prefeitura municipal, foi publicado um COMUNICADO sobre a manifestação, onde será permitido aos candidatos uma nova chance de realizar o TAF.