A Comissão de Economia e Finanças se recebeu, nesta quarta-feira (21), esclarecimentos da secretária de Educação, Sônia Meriguete sobre os investimentos na pasta. A convocação da secretária foi solicitada pela Comissão e aprovada na sessão ordinária do último dia 15.

Dados. Segundo o presidente da Comissão, vereador Marcos Grijó (PDT), o objetivo da convocação era entender os dados apresentados na reportagem de A Tribuna e publicada também pelo Portal 27, que mostra Guarapari como um dos piores índices de investimento por aluno, em 2018, sendo que o município tinha disponível R$ 118 mil para investir na pasta. (reveja aqui)

O objetivo da convocação era entender os dados apresentados na reportagem de A Tribuna

A secretária explicou que “Guarapari tem uma receita pequena quanto ao número de habitantes e, consequentemente, ao número de alunos. Nós temos um grande número de alunos e quando pegamos a receita da educação e dividimos pelo número de alunos, o município fica com uma per capita difícil. Mas, a cidade tem garantido todos os investimentos. Dentro do limite constitucional de 25% Guarapari investiu 29, 73% em 2018. Foi o município que mais investiu dentro da região metropolitana e isso consta no site do Tribunal de Contas.”

Segundo Grijó, a secretária esclareceu que o município tem oferecido vagas aos alunos, reduziu a evasão escolar e melhorou o posicionamento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e participação de alunos em outros programas. “Os índices estão favoráveis e os investimentos tem chegado. O que demonstra essa reportagem é que nós temos um número muito grande de alunos e devido a arrecadação ser pequena, a renda per capita é diminuída realmente”, afirmou o parlamentar.

*com informações da Câmara Municipal

Deixe seu comentário