O Sindicato dos Trabalhadores  de Guarapari (SINTRAG), esteve nesta quarta-feira (25), em reunião com a administração da prefeitura, em busca de respostas para as solicitações do SINTRAG feitas há três meses.

Das solicitações, de acordo com o presidente do sindicato Thiago Magno, uma delas foi concedida para os servidores do município. A progressão salarial por desenvolvimento é um benefício previsto no plano de carreira do servidor, que não era pago há 10 anos. Nele, a cada três anos o desenvolvimento do servidor é avaliado por uma comissão, e seu salário recebe um acréscimo.

Os servidores estavam reunidos em assembléia na frente da prefeitura.

O presidente do SINTRAG, comemora o benefício para os servidores. “Em 6 meses, a nova diretoria conseguiu junto a administração um benefício que estava congelado há 10 anos. Estamos todos felizes com esse resultado. Gostaria de agradecer a secretária de administração, Jacinta Meriguete, e a procuradora Dra. Lúcia Roriz, que estiveram a frente da reunião e se esforçaram para que isso acontecesse”, disse Thiago.

Outro pedido do sindicato foi a equiparação salarial dos agentes de saúde e endemias. No município, eles recebem é R$ 854, sendo que o piso nacional é de R$ 1.014. Esse pedido ainda não foi atendido pela prefeitura, mas o órgão solicitou um prazo até o dia 10 de janeiro, para estudar os impactos dessa equiparação aos cofres do município.

Logo depois da reunião, o sindicato convocou uma assembleia na frente da prefeitura, que reuniu cerca de 300 servidores para informar o que foi acordado. 

O Portal 27 procurou a prefeitura para saber porque o prefeito não participou da reunião, qual o custo desse benefício para os cofres do município e ainda se a administração pretende equiparar o piso salarial dos agentes de saúde e endemias ao piso nacional. Veja a nota na íntegra. 

“A prefeitura recebeu nessa quarta-feira (25), representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Guarapari (Sintrag) para uma reunião de definição sobre diversos assuntos relacionados na pauta, entre eles, progressão por desempenho, auxílio alimentação e ticket feira.

Representando o município, estiveram presentes a Procuradora Geral Lúcia Roriz, a Secretária de Administração Jacinta Costa, a adjunta Aline Dias e o Técnico em Administração, Márcio José Sirqueira. Juntas eles passaram para a presidência do Sintrag a realidade do município e trouxeram a mesa as possibilidades de melhoria que poderiam ser feitas dentro dos parâmetros da lei de Responsabilidade Fiscal, conforme reunião realizada em julho deste ano entre o prefeito e os representantes do sindicato.

Entre as solicitações estava a modificação do Decreto 869/13 em seu artigo 3º, inciso VI, referente ao auxilio alimentação e do Decreto 031/2015, artigo 6º, alínea “f”, referente ao ticket feira, onde os representantes do sindicato solicitaram que ambos os benefícios sejam estendidos aos funcionários ativos do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Guarapari (IPG) e fornecidos também aos funcionários que estiverem de licença por motivo de doença em pessoa da família. A prefeitura atendeu à solicitação e já encaminhou a proposta para apreciação na Câmara Municipal de Guarapari.

Uma importante conquista dos funcionários nessa reunião foi a atualização progressão por desempenho, que estava parada desde 2007 e era um desejo de todos os servidores. Em julho deste ano o prefeito afirmou que seria realizado um estudo de impacto financeiro e após essa análise decidiu que em janeiro de 2018 essa progressão será incluída na folha salarial, com isso os níveis dos servidores serão atualizados.

A prefeitura abriu uma agenda fixa e a cada dois meses será realizada uma reunião com o Sintrag, o objetivo é estreitar o diálogo e juntos discutirem as propostas de melhoria para os servidores.

Quanto ao piso dos agentes de saúde e endemias a prefeitura informa que o assunto entrará na pauta da próxima reunião. O prefeito não esteve presente nesta reunião de quarta-feira, pois estava cumprindo outra agenda”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here