Buscando melhores direitos e condições para a educação pública do município e para a categoria dos professores de escolas públicas, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Adriano Albertino e Tiago Mello, estão marcando reuniões com todos os candidatos à prefeitura de Guarapari.

Nas reuniões é entregue uma carta de compromisso e, caso esteja de acordo com as melhorias para a pasta, os candidatos assinam, demonstrando assim o interesse de aprimorar a educação e a categoria dos professores.

Os diretores Adriano Albertino e Tiago Mello.

“Nós estamos neste exato momento contatando os candidatos a prefeito e apresentando a carta compromisso para a educação, envolvendo questões como os recursos da educação, Fundeb, princípios a cerca do currículo escolar e a livre docência para que os professores possam desenvolver os trabalhos dentro da grade curricular sem que sejam reprimidos por isso.”, contou Adriano.

Além disso, os responsáveis pelo Sindiupes também buscam medidas para regularizar e executar a lei para eleição de diretores de escolas públicas, que, segundo eles, é de extrema importância para a comunidade estudantil e dos bairros.

“Na carta consta também a regulamentação e execução da lei para eleição dos diretores, nós queremos que eles passem pelo crivo das comunidades, tanto dos estudantes quanto dos pais e moradores dos bairros. Pretendemos seguir com um modelo democrático.”, finalizou Adriano.

As visitas aos candidatos começaram nesta última quinta-feira (29), e, primeiramente, foi realizada apenas uma apresentação do projeto, com um retorno posterior para recolher as assinaturas dos que se comprometerem.

“As visitas são bem recentes, começaram ainda nessa quinta-feira, nós primeiro agendamos um horário com os candidatos, então nós vamos e apresentamos nosso projeto, mostrando as pautas e as demandas, então nós voltamos posteriormente e recolhemos a assinatura deles.”, comenta Tiago.

Ainda segundo os diretores, os candidatos se interessam em recebê-los pois sabem da importância da categoria, que tem Tiago e Adriano como representantes oficiais. O movimento é estadual, e em Guarapari são os dois que ficam responsáveis por apresentar o plano e recolher as assinaturas.

“Eles (os candidatos) ficam interessados, pois querem realmente entender as demandas, eles estão receptivos porque sabem que nós somos os legítimos representantes da categoria, por isso somos atendidos e organizamos tudo isso.”, diz Tiago.

Que completa. “O candidato que coloca sua assinatura naquela carta está dizendo que está comprometido em realizar as mudanças necessárias nas nossas categorias, é um movimento estadual, nós fazemos em Guarapari.”, finaliza Tiago.

Deixe seu comentário