Na última semana, Geovane Meneguelle, vereador de Anchieta, esteve em Brasília buscando melhorias para sua cidade. Sua principal reunião foi com o Deputado Federal Josias da Vitória (Cidadania), para pedir o apoio à bancada capixaba para que seja construída uma estação de trem na cidade de Anchieta.

Parceria com o Deputado Federal Da Vitória para extensão da Ferrovia F118 ao transporte de passageiros

De acordo com Geovane, a construção da ferrovia F118 já é uma realidade. “Está sendo anunciado aí constantemente, em várias palestras pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas que nos próximos meses vai se iniciar a construção da ferrovia F118, que é a ferrovia Cariacica-Anchieta. Isso é uma realidade, deixou de ser um sonho, porque já entrou no pleito do ministério e a vale já está com a concessão Belo Horizonte vencendo e para renovar, ela tem que dar algumas contrapartidas, uma delas é a construção da ferrovia Cariacica-Anchieta”, afirmou.

Como liderança preocupada com o desenvolvimento não somente de sua cidade, mas também do Espírito Santo, Geovane se colocou na luta para que a ferrovia seja não somente de cargas, mas também de passageiros. “A F118, entretanto, é apenas uma ferrovia para transporte de carga, ou seja, não tem previsão para transporte de passageiros, o que para nós seria extremamente interessante e importante para o turismo e para a economia da nossa região. Então nós estamos fazendo um pleito junto ao Ministério da Infraestrutura, junto à Vale, já reunimos os comerciantes, hoteleiros, associações no segmento e o Santuário, que a gente vê que é uma referência no turismo hoje no nosso município, para iniciarmos essa luta, para que venha essa ferrovia extensiva a passageiros. Me reuni com o coordenador da bancada Da Vitória, entreguei a ele um documento assinado pelo santuário, pela CDL, pela associação de hoteleiros, pela associação comercial, assinado pelo presidente da câmara de vereadores, unindo todas as entidades, pedindo esse apoio para que a ferrovia seja também de passageiros”, afirmou.

Espírito Santo e Minas unem forças. “Encontrei o Diego Andrade (PSD), coordenador da bancada Mineira que me deu a notícia de que já está em negociação com a Vale, de que eles vão aumentar o número de vagões para passageiros da linha Minas-Espírito Santo. Nessa oportunidade, eu já conversei com o deputado sobre a importância dessa linha de passageiros ser estendida de Belo Horizonte a Anchieta, o Espírito Santo ganha referência com isso, de podermos trazer pessoas do estado de Minas para conhecer o Santuário. O deputado gostou muito da ideia e disse que já iria brigar pelo pleito, que o momento de discutir com a Vale é esse”, afirmou o vereador.

Crescimento para o turismo. “Ele colocou pra mim que não há muita dificuldade para que a Vale coloque passageiros até Anchieta, o que tem que ser visto é a questão da concessão. Nas próximas semanas irei me reunir com o deputado líder da bancada de Minas para fazermos a defesa, ele se colocou à disposição para ajudar, pois ele acha que se as bancadas trabalharem em conjunto em favor de que a extensão da F118 seja também para passageiros, iremos conseguir. Isso vai ser muito importante para o turismo não só de Anchieta, mas de toda a região Sul do Estado do Espírito Santo. Além disso, irei levar uma comitiva para conversar com o governador Renato Casagrande para que ele também possa fazer essa reivindicação junto ao ministro Tarcísio”, afirmou Geovane.

Outros assuntos debatidos em Brasília: emendas que levam verba para Anchieta

Com o Senador Marcos Du Val, Geovane conseguiu investimentos para a segurança do município. “O senador Marcos Du Val (Podemos) garantiu uma emenda de meio milhão de reais para investimento na área da segurança pública, direcionado para vídeo-monitoramento, já que o município tinha esse serviço e deixou de usar, porque era  terceirizado. A verba se destina ao sistema de vídeo-monitoramento principalmente para as principais rotas de fuga, para ajudar nosso sistema de segurança: polícia civil, militar e guarda municipal a combater o tráfico, a bandidagem, o roubo”, afirmou o vereador.

Parceria firmada com o Senador Marcos Du Val

Com a Deputada Federal Lauriete Rodrigues de Jesus (PL), foram obtidos recursos para o hospital da cidade. “Nós conseguimos junto à deputada federal Lauriete uma emenda de trezentos mil reais, esse recurso vai direto para o hospital pra investimento, vamos avaliar o que é mais essencial mais importante para o momento, nós queremos trabalhar saúde da mulher, vamos identificar se compramos um aparelho de mamografia ou um ultrassom. Nossa meta é de que todos os anos as mulheres do município de Anchieta tenham direito a fazer uma mamografia, mas é um projeto muito ousado, não sabemos se vamos ter recursos para comprar e manter o equipamento. De todo modo, se não for possível, vamos comprar o aparelho de ultrassonografia. Temos uma maternidade que é referência e não dispomos do aparelho.

Encontro em Brasília com a Deputada Lauriete

Com o Deputado Federal Evair de Melo (Partido Verde), há uma verba a ser direcionada à saúde e outra para o segmento do turismo. “Uma outra emenda que conseguimos foi com o Deputado Evair de Melo que vai direcionar uma verba para investimento em infraestrutura, provavelmente para uma van, para atender o circuito da rede hoteleira no município, para atender o segmento do turismo. Mas o principal recurso será para a saúde, ou em especialidades, ou em exames em especialidades. Vamos levantar a situação da nossa saúde, ver o que está pendente, tentar diminuir as filas tanto em cirurgias, quanto em exames e consultas. Com esse levantamento, ele disponibilizará o valor da verba a ser liberada”, finalizou Geovane.

Encontro com deputado Evair de Melo
Deixe seu comentário