A Prefeitura de Vitória vai fechar o cerco contra aquelas pessoas que insistem em jogar lixo nas ruas. A partir desta terça-feira (6), das 8 às 12 horas, terá início o projeto “Ação Cidade Limpa”. Rondas com as viaturas da Guarda Civil Municipal e a pé em locais programados pela Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) serão feitas para flagrar situações irregulares.

Guardas Municipais ao lado de viaturas

Em caso de flagrante delito, o infrator terá que assinar o auto de infração (multa) e, se recusar, o mesmo será conduzido à delegacia de polícia por descumprimento da lei e desacato às autoridades.

A ação é realizada pela Semse, por meio das Gerências de Fiscalização e Limpeza Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), através da Gerência de Proteção Comunitária. Ela tem todo o embasamento no que estabelece a lei municipal 5.086/2000, o Código de Limpeza Urbana do município de Vitória, nos seus artigos 43 e 44.

Ação de Limpeza no bairro Santa Marta

“O objetivo da Ação Cidade Limpa é sensibilizar os moradores de Vitória sobre a importância de um município limpo, organizado, humano, onde todos reconheçam que cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja. Nessa ótica, com a proposta de uma parceria com seus moradores, esperamos que num curto espaço de tempo a ação gere um impacto tal que os próprios munícipes sintam-se fiscais uns dos outros na rua, no bairro, cobrando uma postura diferente e civilizada de cada um”, explicou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.

Consciência

“A ação será mais uma atividade da Semse. O cidadão tem que ter consciência de não jogar lixo nas vias públicas, pois envolve questões de saúde, organização e até beleza da cidade. Sempre fizemos ações educativas e, agora, precisamos partir para a ação coercitiva”, contou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Deixe seu comentário