A eleição para presidente da Câmara Municipal de Guarapari aconteceu na manhã de hoje (5) e reconduziu o vereador José Wanderlei Astori (PDT) a presidência da Casa de Leis. O grupo de 17 vereadores esteve dividido em duas chapas. Uma chefiada pelo atual presidente e outra pelo vereador Anselmo Bigossi (PTB).

IMG_0017
Alguns vereadores comemoraram o resultado da eleição para presidente da câmara, que reelegeu Wanderlei Astori.

Com nove votos a sete, a chapa “Guarapari mais Forte”, encabeçada pelo vereador José Wanderlei Astori, venceu a eleição para a Mesa Diretora da Câmara. Os 17 vereadores participaram da votação, sendo que um voto foi anulado por estar dobrado, tendo em vista que o voto é secreto. Essa eleição geralmente acontece no final do ano, mas foi antecipada para esta terça feira. Na ocasião, além do presidente e a nova mesa diretora, foram nomeadas também as comissões permanentes para o biênio 2015/2016.

A chapa vencedora é formada por Wanderlei Astori como presidente, Jorge Ramos como primeiro vice-presidente, Germano Borges como segundo vice-presidente, Oziel de Sousa como primeiro secretário e Paulina Aleixo Pinna como segunda secretária. Esta chapa assume em janeiro do ano que vem.

O foco do trabalho na nova gestão, de acordo com o presidente será a fiscalização. “Vamos continuar com um trabalho sério e transparente, mais focado na fiscalização. Porque a função do vereador é essa: fiscalizar. E não vamos ter um presidente, mas sim 10 presidentes, pois vamos trabalhar juntos, sempre prezando o melhor para a nossa cidade de Guarapari”, disse Wanderlei.

Anselmo Bigossi
O vereador Anselmo Bigossi defendeu sua chapa.

Já a outra chapa, intitulada como “Desenvolvimento de Guarapari em Primeiro Lugar”, era composta pelo vereador Anselmo Bigossi, como presidente, Jair Gotardo, como primeiro vice-presidente, Thiago Paterlini Monjardim como segundo vice-presidente, Fernanda Mazzelli, como primeira secretária e Gedson Merízio como segundo secretário.

Na tribuna, o vereador Anselmo defendeu sua chapa. “Para manter acesa a chama de um projeto, que tem como meta uma gestão administrativa voltada para o desenvolvimento de Guarapari, a democratização do poder legislativo”, citando cada ação que poderia ser feito, caso fosse eleito presidente da câmara.

Ainda em seu discurso, o vereador falou sobre os três vereadores que desistiram da sua chapa. “Lincoln foi uma pessoa que eu aprendi a gostar. A politica nos coloca em momentos difíceis e a decisão correta é que nos dá o crédito necessário, junto à população que pode nos dá um novo mandato”.

Ele seguiu seu discurso falando para o vereador Germano. “Nós temos um compromisso com a família, com a igreja e principalmente com a população de Guarapari. E peço que reflita o que é mais importante: dar seguimento a um compromisso firmado entre 10 vereadores ou as veemências oferecidas por um grupo que infelizmente ainda tem sob seu comando o ex-vereador Dantas”, acusou.

E ainda na sua fala a respeito do terceiro vereador, Manoel Couto (PT), que tirou o nome de sua chapa. “Manoel, o senhor sempre disse que é um vereador de palavra até que prove o contrário. Nós acreditamos fielmente em seu compromisso firmado em diversas reuniões”, finalizando seu discurso e dizendo que a disputa pela mesa diretora foi difícil e desgastante. Mas vai continuar lutando por uma Guarapari mais desenvolvida e por uma câmera que o público tenha um pouco mais de confiança.

Em sua defesa, o atual presidente, Wanderlei Astori (PDT) confirmou o apoio de Dantas. “O ex presidente está me ajudando sim, e daí?”, falou ao público presente. Após a eleição da nova mesa, a composição das novas comissões ficou da seguinte forma:

vereadores
“…não vamos ter um presidente, mas sim 10 presidentes, pois vamos trabalhar juntos, sempre prezando o melhor para a nossa cidade de Guarapari”, explicou Wanderlei.

Comissão de Redação e Justiça Ronaldo Gomes – Tainha (presidente), Sérgio Ramos Machado – Serjão (relator)e Marcial Souza Almeida – Dito Xaréu (membro);
Comissão de Economia e Finança Marcial Souza Almeida – Dito Xaréu (presidente), Oziel de Sousa (relator) e Germano Borges (membro);
Comissão de Educação, Saúde e Bem Estar Social Manoel Ferreira Couto – Manoel Ki-Delícia (presidente), Paulina Aleixo Pinna (relator) e Sérgio Ramos Machado – Serjão (membro);
Comissão de Serviços e Obras Públicas Ronaldo Gomes – Tainha (presidente), Jorge Ramos (relator) e Lincoln Silva (membro);
Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor Jorge Ramos (presidente), Manoel Ferreira Couto – Manoel Ki-Delícia (relator) e Lincoln Silva (membro);
Comissão de Política Antidrogas Oziel de Sousa (presidente), Paulina Aleixo Pinna (relator) e Germano Borges (membro).