Termina neste sábado (24) a segunda temporada de 2018 da andada dos caranguejos, o defeso. Com isso a comercialização, a captura, transporte e armazenamento voltam a ser autorizados em Anchieta no próximo domingo (25).

A segunda temporada de 2018 da andada dos caranguejos termina neste sábado (24).

O defeso do caranguejo é necessário para garantir a reprodução dos crustáceos e a manutenção dos manguezais e de todo estuário responsável pela renovação da fauna marinha.

De acordo com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, nesse período de andada é que os caranguejos se reproduzem. A Secretaria informou que durante a andada foi realizada fiscalização intensa, com rondas diárias (diurnas e noturnas) pela equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Contamos com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, disse.

Foram realizadas campanhas itinerantes de educação ambiental nestes períodos, a fim de sensibilizar e informar à população e aos catadores sobre a importância do defeso para a existência da espécie.  

Legislação. O defeso do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus), está previsto para ocorrer nesses períodos, época em que o animal se reproduz. Portanto, nestas datas, conforme Portaria 019 – R 2017 do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), fica proibida a captura, a manutenção em cativeiro, como também o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos do Caranguejo-Uçá.

Resultados. O IBAMA esteve presente durante todo período do defeso em Anchieta e a fiscalização federal foi intensificada. O município possui duas equipes integradas com o apoio da guarda municipal. “Os catadores cadastrados, do município já tem a consciência de que não podem catar o caranguejo no mangue, para tanto este ano todas as pessoas suspeitas abordadas não eram catadores cadastrados”. Comenta Juliane Juli Coordenadora

Foram feitas rondas durante todos os dias do período. Dez pessoas foram abordadas de maneira educativa (pois os mesmos não estavam com caranguejos). Ao longo da fiscalização foram encontrados 4 sacos com 220 unidades de caranguejos e em outras abordagens mais 80 unidades, totalizando 300 crustáceos que foram devolvidos aos mangues.

Períodos de Defeso:

  • 2º Período – 17/02 a 24/02
  • 3º período – 19/03 a 26/03

Disque denúncia: 

28 3536-1867 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente 

28 3536-1355 – Guarda Municipal

 

*Com informações da Prefeitura de Anchieta