Um aplicativo para transporte de passageiros através de motocicletas começou a funcionar em Guarapari nesta quarta-feira (18). O serviço de mototáxi é ilegal no município, mas um dos fundadores do aplicativo, Fábio Alexandre Castro Rodrigues, fala que essa foi a solução encontrada por ele para sair da ilegalidade.

O serviço começou a funcionar em Guarapari nesta quarta-feira (19).

“Há uma lei federal que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativo, a Lei 5587/2016. Essa foi a orientação do meu jurídico e criamos justamente para podermos sair da ilegalidade. O serviço de mototáxi não é legal aqui, mas por essa lei veículos podem transportar pessoas através do aplicativo, então agora estamos respaldados”, afirma.

Fábio comenta que trabalhava de forma clandestina na cidade. “Nós funcionávamos através de um grupo de Whats App, onde tinham motoristas e passageiros e as corridas eram solicitadas. Dessa forma era transporte clandestino. Me preocupei com a parte legal e resolvemos implantaram o aplicativo e já estávamos testando o de Cachoeiro”,diz.

Hoje o serviço do aplicativo funciona com 22 mototaxistas em Guarapari e Fábio fala que se tornou mais seguro. “É preciso ter carteira de habilitação profissional, moto com menos de 5 anos de uso. Quando você solicita uma corrida, tem um botão de informação, onde vem o nome, a foto, e a avaliação daquele motorista. Depois de cada corrida você pode avaliar e até mesmo bloquear”

Ele fala que com o aplicativo a corrida se tornou mais barata. “O aplicativo é muito metódico, calcula o preço por quilometro rodado. Antes os mototaxistas estavam exagerando e cobrando um valor de cabeça, sem calcular muito bem. Agora está mais barato”, afirma.

Regulamentação. O Portal 27 procurou a prefeitura para saber da legalidade do serviço de mototáxi através de aplicativo. Através de nota, ela respondeu que “O serviço de mototáxi não é regulamentando no município, sendo este considerado transporte clandestino de passageiros. Não há previsão da regulamentação deste tipo serviço no município. A utilização de transportes clandestinos, seja por vans, carros de passeio ou motocicletas coloca em risco a integridade física dos passageiros ou de servem vítimas de uma ação de criminosos. É importante que os usuários busquem sempre o transporte regular e legalizado pelo município”, afirmou a prefeitura.

Comments are closed.