Guarapari: escadaria no bairro Santa Mônica pode ser batizada com nome de Papa Francisco

A Câmara Municipal de Guarapari analisa hoje, quinta-feira (22/05), o Projeto de Lei nº 086/2025, que batiza uma escadaria da cidade como “Escadaria Papa Francisco”. A proposta é de autoria do vereador Denizart Luiz (Zazá) e se refere à escada pública localizada entre a Rua Carlos Corrêa e a Rua Inez de Moura, no bairro Santa Mônica. A medida, segundo a justificativa da proposta, atende a uma antiga reivindicação dos moradores da região, que utilizam o trecho como principal ligação entre residências, escolas e comércios locais.

Além disso, a proposta também define que seja instalada uma placa indicativa com o nome, cuja responsabilidade será da Prefeitura Municipal.

Projeto de Lei nº 086/2025 visa homenagear o Papa Francisco.

Na justificativa do projeto, o vereador Denizart citou o reconhecimento mundial do papa e seus feitos pelo mundo. “A escolha do nome presta homenagem ao Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio), que liderou a Igreja Católica de 2013 até seu falecimento em 2025. Reconhecido mundialmente por seu compromisso com causas sociais, ambientais e humanitárias, o pontífice foi o primeiro papa sul-americano e jesuíta da história. Sua atuação foi marcada por uma postura humilde e reformas significativas no Vaticano”.

Ainda no texto da proposta, foi destacado que a iniciativa visa não apenas homenagear a figura do Papa, mas também valorizar o patrimônio coletivo e a organização urbana de Santa Mônica. “Além do valor simbólico, a oficialização do nome contribui para a organização urbana, facilitando a localização, o endereçamento e o atendimento por parte dos serviços públicos. Tal medida encontra respaldo na Lei Orgânica do Município de Guarapari, que atribui à Câmara Municipal competência para denominar próprios públicos.”.

Caso o projeto seja aprovado, a nova “Escadaria Papa Francisco” passará a integrar oficialmente o patrimônio toponímico da cidade. A proposta ainda será votada pela Câmara Municipal após tramitar pelas comissões da Casa.

Compartilhe AGORA: