Justiça afasta o presidente da CBF por suspeita de fraude

Ednaldo Rodrigues não está mais no comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foi o que determinou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) na última quinta-feira, que afastou o presidente e nomeou o vice, Fernando Sarney, como interventor. A decisão tem como pretexto uma possível irregularidade na assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, antigo presidente da entidade.

As disputas envolvendo o mandato do agora ex-presidente se iniciaram em dezembro de 2023, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou a eleição de Ednaldo por suspeitar de irregularidades. A corte entendeu, na época, que os representantes do órgão responsável pela eleição do então presidente não tinham legitimidade para alterar as regras eleitorais da CBF.

A CBF segue sob comando do presidente interino Fernando Sarney. (Foto: Divulgação, CBF)

Porém, em janeiro do ano seguinte, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão que impedia o mandato de Ednaldo e concedeu uma liminar que o reconduziu ao comando da entidade.

Entenda o caso

A suposta fraude envolve o documento que validava o chamado “ato de manutenção da presidência”, assinado por dirigentes da CBF e responsável por garantir o mandato de Ednaldo após as disputas judiciais daquele ano.

Segundo laudo pericial, a assinatura de Nunes nesse documento pode ser falsa. O ex-dirigente, diagnosticado com um tumor cerebral em 2018, apresentaria comprometimento cognitivo, o que colocaria em dúvida sua capacidade de assinar documentos legais.

A Justiça afastou novamente Ednaldo do comando da entidade.

As disputas sobre a validade de sua eleição acabaram, quando em janeiro de 2025, dirigentes da CBF assinam um acordo que reconhece a vitória de Ednaldo no pleito. A eleição, que foi antecipada, deu vitória por unânimidade para o ex-presidente. um laudo pericial indica que a assinatura de Carlos Nunes, no documento que validava a sua eleição de 2022, pode ter sido falsificada.

Nesta quinta-feira (15/05) uma decisão tomada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro do TJ-RJ determina novamente o afastamento de Ednaldo da presidência da CBF, considerando inválido o acordo que sustentava sua reeleição. Agora, Fernando Sarney terá a missão de liderar interinamente a entidade responsável pela seleção mais vitoriosa do planeta até que sejam convocadas novas eleições, que decidirão quem assumirá de forma efetiva o posto de presidente.

Compartilhe AGORA:

Picture of Redação

Redação

13 anos de compromisso com a notícia, de forma transparente, objetiva e cobertura responsável dos acontecimentos regionais e nacionais.
Acesse - www.portal27.com.br

Veja todos os posts deste autor >