Uma piscina aquecida, equipada com corrimãos em inox e preparada para atividades de hidroginástica foi inaugurada nesta segunda-feira (1) em Anchieta. O auditório do local também passou por reformas e agora é climatizado.

A piscina é uma realização da Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa. A solenidade de inauguração aconteceu às 10 horas. Na ocasião 280 idosos praticaram hidroginástica na piscina térmica, inaugurando o espaço.

A piscina térmica foi inaugurada na manhã de hoje em Anchieta. Foto: Divulgação
A piscina térmica foi inaugurada na manhã de hoje em Anchieta. Foto: Divulgação

De acordo com a secretária de Assistência Social, Márcia Cypriano, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa, possui 411 pessoas cadastradas e realiza 15 atividades no local. Segundo ela, com a inauguração da piscina, haverá mais atividades para as pessoas idosas.

“Também estamos adquirindo duas cadeiras anfíbias para oportunizar os idosos que tem dificuldade de se locomover de praticarem atividades aquáticas”, disse.

Benefícios da hidroginástica para idosos

A hidroginástica para idosos ajuda na prevenção da osteoporose. É uma excelente opção para quem quer envelhecer com saúde. Entre os benefícios da prática, está a prevenção da osteoporose, o condicionamento cardiovascular e até a melhora da autoestima, afirmam os especialistas.

Os benefícios da hidroginástica para idosos são o condicionamento cardiovascular, cardiorrespiratório e muscular, obtidos por meio de exercícios de flexibilidade, relaxamento, coordenação motora e pressão hidrostática (leve pressão sobre o corpo e os vasos, que auxilia o retorno venoso, beneficiando pessoas com varizes) realizados em uma piscina.

A hidroginástica ajuda a enrijecer os músculos, aumentando a força muscular; trabalha o equilíbrio corporal; ajuda a manter a densidade mineral óssea; previne a osteoporose; controla a pressão arterial; desintoxica as vias respiratórias; tem alto gasto calórico; melhora a autoestima e diminui a ansiedade.

Além de todos esses benefícios, a hidroginástica para idosos é uma atividade de baixo impacto, sem ocorrência de quedas e fraturas, envolvendo, portanto, poucos riscos ao idoso. O impacto com o solo, por exemplo, é diminuído em 90% nos exercícios realizados na água.

Mexendo o corpo na piscina, o idoso fica longe do sedentarismo e ganha mais disposição no dia a dia, além de ter o processo de envelhecimento retardado. Mas é bom lembrar que a hidroginástica para idosos deve ser sempre acompanhada de um profissional que possa orientar o praticante corretamente, escolhendo o programa de exercícios mais adequado a ser seguido, não antes de conduzir uma avaliação clínica do idoso.