A quantidade de pombos em locais públicos de Guarapari cresce a cada dia. Eles estão em praças, praias e até nas redes elétricas. O que muita gente não sabe é que esses animais aparentemente inofensivos causam doenças. Em abril de 2017 mostramos o drama de um aluno, de 9 anos, do Caic que desenvolveu uma doença de pele por conta da presença dos animais, que haviam feito ninhos no teto e na quadra da escola.

Os animais são atraídos pela facilidade de encontrar comida na cidade.

O veterinário Fabio Maio explicou que o aumento da população de pombos nas cidades normalmente ocorre pela facilidade de conseguir alimentos.

Segundo ele, a principal doença transmitida por esses animais é a Criptococose. “É uma doença grave que se adquire ao entrar em contato com as fezes secas de pombos doentes através da ingestão ou inalação dos fungos que estão nas fezes. Em alguns casos ela pode levar até a morte”, alerta ele. 

De acordo com o veterinário, em casos de contato com o animal é preciso tomar cuidados com a higiene para não adquirir doenças. “Como na maioria das doenças é imprescindível lavar as mãos com água e sabão. Mas no caso já ter adquirido alguma doença, é urgente que se faça um tratamento médico”, ressaltou Fábio.

Segundo o veterinário Fábio Maio, os pombos causam doenças que podem levar a morte.

O Portal 27 procurou a prefeitura para saber o que o município vai fazer para reduzir a presença dos pombos na cidade e recebeu a seguinte resposta: “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) informa que está em busca de parcerias para resolver a questão dos pombos na cidade.

Os pombos são vistos até na rede elétrica, em Guarapari.

Trabalhos de conscientização e educação ambiental estão sendo realizados pela equipe da Semag, Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) e Vigilância Sanitária, com os moradores, turistas e quiosqueiros  e pede que não deixem restos de comidas jogados e não alimentem os pássaros, pois são os alimentos fáceis jogados na areia e calçadas que atraem a presença dos pombos”.

Comments are closed.