Vila Velha realiza ação de saúde e bem-estar para mulheres em comemoração ao Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Vila Velha promove nesta terça-feira (21), das 8h às 16h, uma ação especial voltada à saúde e bem-estar das mulheres. A iniciativa acontece na Primeira Igreja Batista de Alvorada (Av. Ernesto Canal, 1160) e é organizada pelas secretarias municipais de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres.

A mobilização tem como objetivo incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de fortalecer a autonomia feminina por meio de serviços de saúde, orientações e programas de apoio.

Durante o evento, a população contará com atendimento por meio da Unidade Móvel Odontológica e do Carro Rosa da Secretaria de Saúde, que oferecerão consultas agendadas, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de atendimentos com a enfermeira Isabela Oliveira e o médico da saúde da família, Rodolfo Fassarela.

A equipe da Unidade Básica de Saúde de São Torquato também participará com serviços como distribuição de medicamentos, vacinação, pesagem para o programa Bolsa Família, cadastros individuais e vinculação das usuárias às equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Apoio à autonomia feminina

A Secretaria das Mulheres levará ao evento o programa Vila Velha Cuidando Delas, com atendimentos especializados e orientações do Cramvive (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência). Também será possível realizar o cadastro no programa Conecta Mulher, que conecta mulheres a oportunidades de emprego, cursos de capacitação e empreendedorismo, em parceria com o Sine e instituições locais.

O cadastro pode ser feito presencialmente durante o evento ou online, pelo site: https://conectamulher.vilavelha.es.gov.br.

A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, reforçou a importância da iniciativa. “O Outubro Rosa é um período importante para lembrar da necessidade do cuidado contínuo com a saúde da mulher. Nossa proposta é aproximar os serviços da população, incentivando o diagnóstico precoce e o acesso às ações preventivas”, afirmou.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lyza Herzog, destacou o caráter integrador da ação: “Essa parceria entre as secretarias mostra que o cuidado com as mulheres deve ser integral. Queremos fortalecer a autoestima, o conhecimento e a autonomia feminina. Cada ação é um passo rumo a uma sociedade mais igualitária e saudável.”

Programação do Outubro Rosa em Vila Velha

  • 21/10 (terça-feira): Ação de saúde e bem-estar das mulheres, das 8h às 16h, na Primeira Igreja Batista de Alvorada.

  • 23 e 24/10 (quinta e sexta-feira): Onda Rosa na Glória, das 9h às 16h, na Rua Santa Rosa, com atendimentos do programa Vila Velha Cuidando Delas.

  • 31/10 (sexta-feira): Feira Empreendedora, das 9h às 16h, no Parque Urbano Duque de Caxias, encerrando oficialmente a campanha Outubro Rosa no município.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Compartilhe AGORA:

Picture of João Pedro Barbosa

João Pedro Barbosa

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Veja todos os posts deste autor >