Juliana começou a andar de bicicleta aos 7 anos, mas foi com 12 anos que tudo começou a mudar. Uma história de superação e treinamento levou a atleta ao pódio, mais uma vez. Juliana Oliveira Souza está com 14 anos, e vai representar o Espírito Santo nos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado de 04 a 13 de setembro, na cidade de Londrina, no Estado do Paraná.

Juliana123
A seletiva e classificatória para fase Nacional dos Jogos da Juventude, foi realizada em Vitória.

A seletiva e classificatória para fase Nacional dos Jogos da Juventude, foi realizada no último final de semana, na pista do Sambão do Povo em Vitória. Além de Juliana, a moradora de Guarapari, Maria Eduarda Azevedo de 12 anos também vai representar o Estado na modalidade ciclismo infantil, de 12 a 14 anos.

A atleta Juliana Oliveira, garantiu o primeiro lugar nas duas provas disputadas e Maria Eduarda, ficou com o terceiro lugar na prova de Crono e segundo lugar na prova de Estrada. Esta etapa classificatória é disputada em duas fases: a primeira bateria chamada Contra Relógio, onde a atleta dá uma volta de 800 metros; e a segunda bateria é a Estrada onde a atleta faz um circuito de 20 minutos e mais uma volta.

Os Jogos Escolares da Juventude reunirão mais de quatro mil atletas de todos os estados, na disputa de 13 modalidades. A prática do ciclismo como esporte em Guarapari começou o ano passado, quando a gerente de esporte, Joelma Pompermayer identificou nas estudantes, Juliana e Maria Eduarda, potencial e qualidades físicas que o ciclismo exige tais como; agilidade, resistência e força. Iniciando então os treinos para a disputa dos Jogos Escolares.

Para Juliana, tudo começou quando o tio Edson Oliveira que gosta de andar de bicicleta, nadar e correr reconheceu a sobrinha como um futuro no esporte. Comprou uma bicicleta para a menina e começou a subir o morro de Buenos Aires, zona rural do município. Na bicicleta preparada para corrida, havia o catar (um aparelho medidor de velocidade), que marcava 10km/h.

DSC05042
Juliana mostrando disposição subindo o morro de Buenos Aires, região rural de Guarapari.

Depois de muito treino no local, Edson e Juliana embarcaram em uma grande aventura. Eles precisavam comprar uma peça em Vila Velha, e resolveram fazer isso de bicicleta. Os dois saíram de Guarapari às 6h da manhã e chegaram em Vila Velha  às 10h, com velocidade de 40km/h. “Quase não aguentei chegar. Mas a força de vontade falou mais alto e consegui chegar de volta à cidade”, contou Juliana.

DSC05048
“Quero ser alguém que o esporte mudou”

Em 2013, a atleta ganhou uma bicicleta avaliada em mais de R$5 mil reais, feita de fibra de carbono. A atleta vem recebendo incentivos e propostas de patrocinadores para não deixar o esporte de lado.

Em todas as competições realizadas no Estado, Juliana ficou em primeiro lugar. Em uma competição realizada na Serra, a atleta chegou a dar uma volta na frente dos participantes, ganhando com uma enorme vantagem. Chegou a competir o campeonato estadual em Natal, este ano, mas ficou em 6º lugar porque perdeu ponto ao deixar seu pé para baixo, infringindo a regra.

Todos acreditam no futuro da menina, que é estudante de escola pública e até o ano passado não tinha grandes sonhos. Juliana voltou a treinar em janeiro deste ano para competir fora do país no final do ano. “Quero ser alguém que o esporte mudou a minha vida para o futuro. Não só a minha, mas a de quem sonha em ser ciclista”, contou a Juliana.

Deixe seu comentário