Na tarde desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Guarapari aprovou o Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO), aquela que traça as metas de arrecadação pelo município, que neste ano supera os R$ 400 milhões. Serve também como  base para criação do orçamento de 2019.

A Câmara aprovou nesta terça-feira (10), a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019. Foto: Cecília Rodrigues.

Orçamento. O líder do prefeito no poder legislativo, vereador Clebinho Brambati (PTB), fala da meta para criação do orçamento do próximo ano. “O valor previsto pela LDO supera os 400 milhões, isto é uma meta, o que não significa que o município conseguir chegar. Como por exemplos nos últimos anos, arrecadou cerce de R$200 milhões. Caso município arrecade o previsto tem como se aplicar, se não arrecadar é reduzido proporcionalmente. É uma base para se construir o orçamento de 2019”, explica.

Suplementação. Neste ano, na LDO a prefeitura pediu 30% de suplementação orçamentária,  que é a porcentagem que o prefeito tem de flexibilidade para mexer no orçamento. No entanto a Comissão de Economia e Finanças tentou reduzir  a suplementação para 20%, mas com 10 votos à 6 dos parlamentares da casa, a LDO foi aprovada sem ressalvas.

Clebinho Brambati explica que a LDO é a lei que traças as metas e prioridades para a criação do orçamento de 2019. Foto: Cecília Rodrigues

Clebinho acredita que o percentual proposto pela prefeitura no projeto é o ideal, já que é o recomendado pelo Tribunal de Contas. “A gente aprovou a margem de 30% que flexibiliza e facilita com que a Secretaria da Fazenda trabalhe o orçamento de 2019 e inclusive esse é o percentual recomendado pelo Tribunal de Contas. No ano passado a suplementação foi 50%, e com base no Tribunal de Contas, a gente pediu que o executivo trouxesse para LDO o que é recomendado, para que a gente não fuja a questão da legislação”, afirmou Clebinho.

Recesso. Esta foi a última sessão do primeiro semestre de 2018 de trabalho da Câmara de Vereadores, que entra em recesso por 30 dias. Podendo ser suspenso caso haja necessidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!