A Câmara Municipal de Guarapari, assim como diversas Câmaras de todo o Brasil, comemorou 100 dias de legislatura na segunda feira (10). Para falar um pouco mais sobre esses primeiros três meses de governo, o portal 27 foi ouvir o presidente da Câmara, Wendel Lima (PSD). Ele destacou pontos como  o corte de gastos, a economia de recursos e a construção da nova sede. Confira a seguir a entrevista realizada com ele.

Portal 27: Pode resumir como foram estes primeiros 100 dias de governo?

Wendel Lima: Os 100 dias de governo foram desafiantes e ainda estão sendo. No aspecto administrativo, foram necessárias diversas adequações, no que tange a reestruturação e pessoal, corte de gastos, revisão e cortes com rigor de contratos, planejamento e muita cautela com os gastos da receita de duodécimo.

“Os 100 dias de governo foram desafiantes e ainda estão sendo”. afirma o presidente da Câmara, Wendel Lima (PSD).

No aspecto político, foi e continua sendo um constante aprendizado, contando sempre com o apoio de um grupo coeso, coerente e que tem dado sustentação ao nosso trabalho. Temos trabalhado incessantemente para modernizar e informatizar todos os setores da Câmara Municipal com o fim garantir melhores resultados, mais eficiência e maior aproximação da população.

Quais as principais realizações que destaca?

Tudo ainda está sendo encaminhado. No setor público, tudo é feito de forma sistemática e criteriosa em respeito à lei 8.666/93, atendendo às normas de licitações e contratos. Os processos estão tramitando, alguns em fase final e outros em fase de apresentação de propostas. Dentre as realizações que estão sendo desenvolvidas, destaco as ações que visam austeridade e economia como, por exemplo, a diminuição do número máximo de assessores parlamentares que antes da nossa gestão eram de no máximo 10 e agora são no máximo 08 por gabinete.

Cortamos também as linhas dos celulares institucionais da Casa de leis e tivemos que cortar algumas gratificações de servidores. A nossa bandeira é a transparência dos atos, inclusive no próximo fechamento mensal o nosso caixa terá a quantia de aproximadamente 1 milhão de reais.

Foto da Mesa diretora da Câmara Municipal de Guarapari

Isso é fazer uma gestão séria, comprometida com o erário público e com a população que nos deu a chance de estar lá dentro. Na seara Política, criamos o Dia do Poder Legislativo que comemoramos no último dia 05 de Abril em celebração a data da promulgação da nossa Lei Orgânica Municipal trazendo para dentro da Câmara a população que pode desfrutar de palestras e seminários durante a parte diurna.

Na parte da tarde, algumas escolas, da rede pública e privada, nos visitaram e conheceram as instalações da Câmara e ficaram por dentro de como o processo legislativo acontece. Acredito que esse dia foi o ponto alto desses 100 dias de gestão, pois recebemos os futuros cidadãos, eles que serão o futuro do nosso município. Encerramos esse dia especial com uma sessão solene à noite, onde algumas pessoas que fazem a diferença por Guarapari foram homenageadas.

Esse tipo de ação e outras realizações que, com certeza virão, ficarão por conta do que for decidido pelos Vereadores de forma consensual, pois somos um grupo coeso e unido objetivando sempre o bem estar do nosso município. Gostaria de aproveitar e convidar a população a participar do dia a dia da Câmara através da Ouvidoria que está funcionando a todo vapor. O cidadão que quiser dar uma sugestão, fazer uma crítica ou observação, pode acessar o site www.cmg.es.gov.br/ouvidoria. Sua mensagem chegará de forma rápida, objetiva e segura.



“Algumas escolas, da rede pública e privada, nos visitaram e conheceram as instalações da Câmara e ficaram por dentro de como o processo legislativo acontece”

Quais os principais desafios?
Construir a nova sede onde temos o nosso próprio terreno que atualmente funciona a Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (SETAC) para melhoria do atendimento a população, plenário com mais conforto e que comporte mais pessoas e que a comunidades possa utilizar como área de eventos, palestras e cursos. Com maior infraestrutura, acredito que a população vai comparecer nos trabalhos realizados pelo Legislativo.

“Esse tipo de ação e outras realizações que, com certeza virão, ficarão por conta do que for decidido pelos Vereadores de forma consensual”

Após a construção, iremos deixar de pagar aluguel do prédio anexo, onde funcionam atualmente os gabinetes. Será uma grande obra, que nos trará de forma globalizada, grande economia. Temos que informatizar e modernizar todos os setores da casa de leis, essa iniciativa irá nos proporcionar muitos benefícios, entre eles, economia de papel e maior agilidade e resposta dos serviços à comunidade, por exemplo.

O que a população pode esperar neste ano de 2017?
Um Legislativo unido, transparente, coeso, que exerce seu papel de legislador e fiscalizador, atuando de mãos dadas com a população, auxiliando e principalmente fiscalizando as ações do Executivo visando a um maior e mais eficiente atendimento à população.

Institucional Karla
Institucional MAllagutti
Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional Basic Idiomas
Banner Marcelo

Dia D Docutum
Institucional Flex Motors [banner final]


6 COMENTÁRIOS

  1. Com certeza, Sr Vitório Gomes……
    Mas tenha certeza que, agora, através da nova gestão do sindicato, iremos cobrar a devida valorização ao servidor público.

  2. A ESCRAVIDÃO ERA LEI….
    APARTHEID ERA LEI…..
    EXTERMÍNIO DE JUDEU ERA LEI NAZISTA E FASCISTA (ITALIANA)….
    FORAM EXTINTAS ..
    EXTINGUIREMOS AS APOSENTADORIAS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO…DO LULA.. CARMEN LÚCIA.. JOAQUIM BARBOSA.. AÉCIO…

  3. TEM QUE ACABAR COM A APOSENTADORIAS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO….ELE APOSENTOU COM 37 ANOS..
    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E O LULA SEMPRE FORAM AMIGOS…
    AÉCIO TEM IR PARA CASA…E NÃO PARA RUA

  4. EDSON AJUDE NOS MORADORES DO EDIFÍCIO MAESTRI PERTO DO BANCO DO BRASIL OS TAXISTAS MARCARAM A CALÇADA TODA PIR SUAS CONTA FICAMOS SEM UM LUGAR PARA ESTACIONAR , KD VC AJUDE FUI SUA ELEITORA SO VC RESOLVE ISSO.PORQUE OS SEUS FICAIS JA FORAM COMRROMPIDOS.

  5. Seria muito bom se fosse verdade ! Assim o dinheiro voltaria para o executivo , para que este desse um aumento justo para o servidores municipais que a cada ano os seus salários vão se encurtandam mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here