Os pais dos alunos do CEMEI Vovó Neuza Nader Borges, localizada no Ipiranga, com idade para frequentar a pré-escola vão ter que buscar outra instituição para matricular seus filhos. É que a partir do ano que vem não haverá mais turmas para crianças com 4 ou 5 anos no local.

O funcionário público Rafael Ribas Dantas, de 33 anos, tem um filho de 5 anos que estudo no CEMEI e afirmou que a notícia foi passada para os pais durante uma reunião na última quinta-feira (09). “A representante da Secretaria de Educação informou que não vai haver rematrícula para os alunos que estão no Pré-I e Pré-II e que o município não vai mais ofertar nos CEMEI’s o Pré-Escolar. Eles vão funcionar só como maternal”.

Segundo ele, só na classe do filho são 18 crianças que terão que mudar de escola, mas existem mais turmas com alunos da Pré-Escola no CEMEI que também serão afetados. Ele disse que foi explicado que os pais devem fazer a rematrícula para aguardar o remanejamento para as escolas que oferecem o Pré- I e II de acordo com o número de vagas disponíveis nessas instituições ou mudar para rede estadual.

“As opções são as escolas de Ensino Fundamental que ainda tem essa função de Pré-Escola e elas estão em lugares como Muquiçaba e Lagoa Funda, que são totalmente distantes de onde eu moro. A representante da Secretaria de Educação disse que se os pais não quiserem efetuar a rematrícula, era para procurar escolas da rede estadual que ofertasse o Ensino Fundamental”, afirmou Rafael.

A notícia não agradou o pai. “Fiquei surpreso. Recebi um comunicado para a reunião de rematrícula e imaginei que ouviria alguma coisa sobre frequência da criança, desenvolvimento e coisas relacionadas a isso. Mas fiquei sabendo no último bimestre do ano que vou ter que procurar outra escola para matricular meu filho”.

Rafael mora no Ipiranga e disse que está pensando em buscar uma alternativa que não seja colocar o filho em uma escola distante de casa. “Estou estudando a possibilidade de colocar ele em uma escola particular com uma bolsa ou algo do tipo para não ter que fazer a rematrícula para remanejar ele para uma escola distante e ter um custo com a condução escolar para depois ter que tirar ele novamente e colocar em outra escola”.



Qualidade do ensino. O pai disse ainda que está preocupado com a qualidade do ensino que será oferecido para o filho nas outras escolas. “Nessa crise financeira vou ter que ter um gasto que não estava planejado. Se eles tivessem avisado quando fizemos a rematrícula que este era o último ano dele na escola teríamos buscado uma outra escola que tenha uma boa qualidade de ensino porque na verdade, o que mais preocupa é isso porque as escolas disponíveis para o remanejamento são escolas que não são tão boas”.

O Portal 27 procurou a prefeitura para saber o motivo da mudança e o porquê os pais não foram informados com maior antecedência e recebeu a seguinte resposta: “A Secretaria de Educação esclarece que no dia 09 de novembro de 2017, no CEMEI “Vovó Neuza Nader Borges”, foram realizadas duas reuniões com as famílias dos alunos de Pré-escola, para esclarecimentos quanto à oferta de vagas para o ano de 2018.

A reorganização da oferta de vagas se deu em função da necessidade de cumprir a meta estabelecida no Plano Municipal de Educação PME – Lei nº 3934/2015, no que diz respeito à ampliação do atendimento de alunos de 0 a 3 anos de idade, que se encontram na lista de espera aguardando por uma vaga.

Desta forma, como o CEMEI “Vovó Neuza Nader Borges” é apropriado para receber alunos de creche (0 a 3 anos) esses alunos de 05 anos que já devem frequentar a Pré-escola, estão sendo localizados nas Escolas de Educação Infantil que possuem ambiente apropriado para o atendimento da Pré-escola (04 e 05 anos). 

Com esta nova estratégia, serão abertas 80 vagas para alunos de 0 a 3 anos. A comunicação com as famílias foi feita neste mês, pelo fato de, somente no final de cada ano letivo ser possível a avaliação da oferta de vagas do ano atual, bem como a projeção para o ano de 2018 (fluxo escolar).

Quanto à preocupação acerca da qualidade do Ensino, a Secretaria de Educação ressalta que as Diretrizes Pedagógicas são as mesmas para todas as unidades escolares de Educação Infantil, não havendo diferenciação em relação à qualidade do ensino ofertado”.

Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional Karla
Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas
Institucional MAllagutti

Dia D Docutum
Institucional Flex Motors [banner final]


1 COMENTÁRIO

  1. Isso e um absurdo que estão fazendo, isso no minimo teria que ser avisado no meio do ano e não agora no momento de renovar, essa politica de Guarapari defeca na cara do cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here