Breno Braga da Costa, de 12 anos, vai representar o Estado  nas piscinas das Paralímpiadas Escolares 2017. Um evento que recebe mais de 900 atletas de todo Brasil com deficiência, em várias modalidades esportivas.

Na foto com Breno, estão a mãe, Patrícia Costa, e o Governador do Estado, Paulo Hartung, na solenidade de entrega dos kit atleta para as Paralímpiadas Escolares. Foto: arquivo pessoal.

Breno é deficiente visual, ele não possui a visão central e tem somente 10% da visão periférica no olho direito, e 5% no esquerdo. O menino nasceu com uma doença congênita que só foi descoberta em 2014, aos 9 anos de idade, quando ele começou a perder a visão.

Breno nada desde os 6 meses de idade, mas só começou a treinar para as Paralímpiadas Escolares em agosto de ano. Foto: arquivo pessoal.

A mãe do atleta, Patrícia Costa, fala que por conta das limitações da deficiência a autoestima do menino estava baixa. “Ele andava meio ‘para baixo’ por causa deficiência. Essa disputa vai levantar o astral dele. O esporte tem esse poder. Ele não consegue andar sozinho na rua por não enxergar, mas na piscina ninguém o segura. A autoestima dele vai lá em cima, e essa disputa vai fazer muito bem para ele”, conta a mãe.



Para ela, a competição vai ser um marco na vida do filho. “Ele depende de mim para fazer muitas coisas. Essa é primeira vez que ele vai à algum lugar sozinho. Levarei ele até São Paulo, mas não posso ficar do lado dele o tempo todo. Isso é uma coisa que só ele pode fazer por ele mesmo. Ele vai ver que é capaz”, ressalta  Patrícia.

A mãe conta que Breno está ansioso pela competição. “Ele está indo para ganhar medalha. Ele quer muito. Mas já estamos trabalhando na cabeça dele que ganhar medalha vai ser legal, mas que só participar de uma competição como essa já é motivo de muito orgulho”, fala a mãe.

As Paralímpiadas Escolares recebem atletas de 12 a 17 anos do atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5,  basquete em cadeira de rodas e natação, a modalidade que Breno vai competir. A disputa acontece na capital de São Paulo, entre os dias 21 e 24 de novembro.

Institucional M Conveniências [banner top]
Institucional Karla
Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas
Institucional MAllagutti

Dia D Docutum
Institucional Flex Motors [banner final]


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here