A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto na Grande Vitória volta a se reunir nesta quinta-feira (29), às 17 horas, na Assembleia Legislativa do ES. O sexto encontro do colegiado, presidido pelo deputado Gandini, terá como tema “Situação atual e desafios do saneamento básico de Guarapari”.

Secretária. A apresentação do tema ficará a cargo da secretária Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guarapari, Thereza Cristina Hanssen, que mostrará dos dados da cidade, os avanços já conquistados e as dificuldades enfrentadas.

Cesan. Foram também convidados para participar do debate representantes da Cesan, das prefeituras dos municípios da região metropolitana da Grande Vitória, do Governo do Estado, Ministério Público Estadual, OAB/ES e lideranças de Guarapari.

Reunião do colegiado, presidido pelo deputado Gandini, acontece às 17 horas, na Assembleia Legislativa

“Guarapari conta com mais de 50 praias e é uma das cidades de maior fluxo turístico do Espírito Santo. É fundamental que seja priorizado o saneamento básico na região, visando à preservação das praias e também a melhoria da saúde da população. Vamos ouvir a experiência do município e saber o que vem sendo feito para garantir a universalização do sistema”, destacou o deputado Gandini.

Esgoto. De acordo com Gandini, o objetivo da frente parlamentar é acompanhar todas as ações da companhia responsável pelo saneamento da Grande Vitória para buscar eliminar o lançamento de esgoto que ocorre diretamente no mar ou em rios, prejudicando a saúde da população, o meio ambiente e o turismo.

Fiscalizar. A frente também busca fiscalizar as prefeituras que contam com empresas próprias de saneamento para verificar o cumprimento das metas dos planos municipais de saneamento. Além disso, visa a estimular os moradores a ligarem suas residências à rede da Cesan, já que muitos na Grande Vitória já têm a rede na rua de casa, mas ainda não aderiram.

Na última reunião da frente parlamentar, do dia 22 de agosto, foram discutidos os desafios do saneamento básico em Fundão. O município conta com baixíssima cobertura de rede de esgotamento sanitário e tratamento de esgoto. Atualmente, tanto a sede quanto o distrito de Timbuí não contam com o serviço – apenas Praia Grande. O rio que batiza a cidade acaba sendo o destino da maior parte do esgoto

Serviço

Reunião da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto

Tema: Desafios do saneamento básico de Guarapari

Data: Quinta-feira, 29 de agosto

Horário: 17 horas

Local: Plenário Rui Barbosa, Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Deixe seu comentário