Guarapari se prepara para viver mais uma vez a tradição católica da confecção de tapetes de Corpus Christi. Neste ano, além das tradicionais celebrações no Centro e em outras comunidades, a cidade terá uma novidade: pela primeira vez, a orla da Praia do Morro receberá os tapetes coloridos que marcam a data.

A iniciativa partiu da Paróquia Sagrada Família, que promoverá a montagem dos tapetes nesta quarta-feira (18), a partir das 18h, na Avenida Beira Mar, próximo ao Quiosque 20. No mesmo local, na quinta-feira (19), será celebrada a Santa Missa, às 16h, em um palco montado especialmente para a ocasião. O espaço é o mesmo que recebe o festival “Vem Forrozear”.
“Com muita alegria estaremos na orla confeccionando os tapetes, louvando Nosso Senhor Jesus Cristo e mostrando que a fé também embeleza o nosso espaço. Queremos atrair turistas para as belezas da nossa cidade, porque Deus se manifesta no belo”, afirmou o padre Lucas Muniz, pároco da Paróquia Sagrada Família.
No Centro de Guarapari, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição mantém a tradição na Avenida Joaquim da Silva Lima. A confecção dos tapetes começa também nesta quarta-feira, durante a noite. Já na quinta-feira, a programação começa cedo: às 7h30, com missa na Igreja Matriz, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16h, o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, presidirá a Santa Missa, que será seguida de procissão solene pelas ruas do Centro.
Confira outras celebrações nas comunidades:
Muquiçaba – Paróquia São Pedro
Confecção de tapetes na lateral do Complexo Esportivo Maurice Santos, na quarta-feira à noite.
Missa na quinta-feira (19), às 16h.
Santa Mônica – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Confecção de tapetes hoje (quarta-feira) à noite, em frente à igreja matriz.
Missa na quinta-feira (19), às 8h da manhã.
Setiba – Paróquia São Tiago Maior
Confecção dos tapetes a partir das 18h desta quarta-feira.
Missa na quinta-feira, às 8h, na igreja matriz.
Gesto concreto: doação de 1kg de alimento não perecível.
Kubitschek – Paróquia Bem Aventurado Padre Eustáquio
Confecção de tapetes na quarta-feira à noite.
Missa na quinta-feira, às 9h da manhã.
Meaípe – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes
Confecção dos tapetes no pátio da igreja, à noite.
Missa na quinta-feira, às 8h da manhã.
Paróquia São José
Missa às 16h, quinta-feira, com início na Comunidade Santa Luzia e procissão até a Comunidade Santa Rita, onde haverá bênção do Santíssimo.