Com 4.190 vagas divididas por oito municípios do Espírito Santo, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) começaram na segunda-feira (21) e podem ser feitas até as 23h59 de hoje, dia 25 de julho. Ao todo, o processo seletivo vai oferecer 289.341 vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

São 550 vagas, divididas em seis diferentes cursos no município de Guarapari.

O CEDETEC está com as seguintes vagas:

– 100 vagas para o curso de eletrotécnica
– 100 vagas para mecânica
– 50 vagas para enfermagem
– 50 vagas para edificações
– 50 para segurança do trabalho

Na Pitágoras:

– 200 vagas para o curso de técnico em logística, sendo 150 para o turno matutino e 50 para o turno vespertino.

114201471343
O sistema ajuda o jovem a ter uma qualificação para entrar no mercado de trabalho.

O Sisutec reúne vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada. No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo. A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 de julho e da segunda chamada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro. O MEC ainda informou que 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas.

Para se inscrever, basta acessar o site do programa www.sisutec.mec.gov.br

Deixe seu comentário