A nova logomarca da Prefeitura de Guarapari, lançada oficialmente na semana passada, já gerou polêmica. Tudo porque a Logo, que mostra três pessoas se abraçando, junto da frase “Juntos Vamos Evoluir”, criada pela empresa Projetos & Design, é parecidíssima com a de uma empresa estrangeira.

Nas redes sociais, a suposta cópia/plágio recebeu muitas  criticas e vários compartilhamentos. Muitos queiram saber como a prefeitura havia pagado por uma logomarca “copiada”.

Logo3
Logo criada pela Projetos e Design.
538370_356428034399493_1616802518_n
Logo da Lotsa Helping Hands.

Resposta.A prefeitura respondeu através da assessoria, que essa logo não foi paga com dinheiro público e que teria sido doada pela empresa. “O Município não tem contrato nenhum com a empresa, não houve nenhum pagamento da Prefeitura a esta LOGO apresentada”, explicou a Secretária de Comunicação Erika de Carvalho.  A assessoria enviou ainda a cópia do termo de doação, confira abaixo.

Termo

Defesa. O Portal 27 procurou o proprietário da empresa Projetos & Design, Marcelo Moryan, que nos respondeu por email. Ele  informou que foi convidado como cidadão, a fazer a logomarca da prefeitura, o que fez com muito orgulho.

Confira a resposta dele na integra.

Sou o Diretor / Designer da Projetos & Design no mercado há 18 anos… com extenso portfólio em todas as áreas…

Em 2013 fomos convidados a fazer a Marca da Prefeitura de Guarapari como cidadão. Aceitamos com muito orgulho e carinho. Somos também autor do desenho e selo do atual Brasão do Município.

Após o lançamento da marca algumas pessoas começaram a fazer comentários tendenciosos – inclusive fazendo comparação com outras marcas e mudando cores. Desta mesma forma já acusaram as agências da VALE, das Olimpíadas, da Prefeitura de Vitória, etc…

Alguns comentários me acusam de plagiar a marca da http://www.lotsahelpinghands.com/ e do Governo de Brasília. O mais interessante nesta comparação é que para minha criação ser um plágio alguma outra antes dessa teria que ser… já que todas usam os mesmos elementos gráficos….

Somos trabalhadores sérios e jamais usaríamos de artifícios imaturos para jogar 18 anos de credibilidade na ilusão.

Entendemos também que trabalhamos numa área em que a comodidade parece prevalecer muito além das nossas capacidades…

E por último é oportuno esclarecer que a marca foi uma doação que fiz para PREFEITURA DE GUARAPARI como cidadão (DOAÇÃO REGISTRADA EM CARTÓRIO),  aprovada pela Câmara Municipal de Guarapari.

Por Wilcler Carvalho Lopes, Colaborou Jamille Scopel

Deixe seu comentário