O plenário Dirceu Cardoso, as galerias e os corredores da Assembleia Legislativa (Ales) ficaram lotados na manhã deste domingo (1º) para o compromisso de posse dos 30 deputados eleitos para a 18º Legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2015. Autoridades, políticos, profissionais dos meios de comunicação, parentes de parlamentares, membros da sociedade civil organizada, entre outros, acompanharam a sessão solene.

Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, o presidente da última Legislatura, Theodorico Ferraço (DEM), coordenou os trabalhos da sessão solene. O deputado reeleito Rodrigo Coelho (PT) e a deputada em primeiro mandato, Raquel Lessa (SDD), foram escolhidos, respectivamente, como 1º e 2º secretários da solenidade.

16232643629_67598e57fb_b
Governador Paulo hartung fez um discurso para os deputados. Foto: Reinaldo Carvalho

Ferraço citou o nome de todos os 30 deputados que irão fazer parte da Legislatura e, em seguida, proferiu o juramento da posse: “Prometo defender e cumprir as Constituições e as leis da República e do Estado, bem como desempenhar, fiel e lealmente, o mandato que me foi confiado pelo povo espírito-santense”.Na sequência, o 1º secretário passou a chamar o nome de cada um dos deputados eleitos, para ratificar, na tribuna, o compromisso de posse, proferindo as seguintes palavras: “Assim o prometo”.

Ao final, Ferraço declarou que todos estavam empossados, passou a presidência da Casa para o deputado Doutor Hércules (PMDB) e fez a entrega da Comenda Domingos Martins, no grau comendador, aos 13 parlamentares que ainda não possuíam a honraria.

16417098631_b542c311e7_b
O deputado reeleito Gildevan Fernandes (PV) discursou em nome dos deputados. Foto: Reinaldo Carvalho

O deputado reeleito Gildevan Fernandes (PV) discursou em nome dos deputados, destacando a missão de um parlamentar na vida pública.  “É desafiadora a missão da vida pública, pois a mesma não termina nas urnas, pelo contrário, ela começa ali. Em nome de todos os colegas quero desejar que todos nós tenhamos humildade e sabedoria para que consigamos trabalhar em prol de uma sociedade melhor e em defesa do Espírito Santo. Sabemos que os desafios são grandes, mas em harmonia com o governo do Estado vamos conseguir as mudanças que o nosso Estado precisa”. Em seguida, falou o governador Paulo Hartung

Economia na Ales

Ao final da solenidade, Ferraço destacou a economia feita pelo Legislativo nos últimos quatro anos. “A Assembleia contou com a colaboração de vários deputados que não estão tomando posse aqui. Ela devolveu R$ 30 milhões para o Governo do Estado: cinco na época das chuvas (final de 2013), que serviu para a compra de cestas básicas; e agora mais 25, para leitos de hemodiálise e UTI”, ressaltou.

1463545_350340235150885_892859504029242939_n
O deputado Edson Magalhães também tomou posse . Foto Divulgação.

O presidente deu as boas-vindas aos deputados eleitos e prestou uma homenagem aos que não irão fazer parte desta Legislatura. “É um momento de saudades, não está aqui o deputado Glauber Coelho (morto em um acidente automobilístico em agosto de 2014) e na pessoa do deputado Elcio Alvares homenageamos a todos. Além disso, tenho certeza de que os 16 novos deputados vão manter o compromisso desta Casa com o Espírito Santo”, disse.
Presente
Antes da fala de Paulo Hartung, Ferraço entregou ao governador a escultura de uma pomba feita pelo grego radicado no Espírito Santo, Ioannis Zavovdarkis. “O presente é uma mensagem de paz, para mostrar que ela reina aqui na Assembleia e lá. Essa Casa tem de ficar sempre em paz com o Executivo, não podem existir disputas acirradas entre os Poderes. A pomba é para ser colocada numa estante, para mostrar que a paz está olhando para todos”, disse Ioannis.

16231459060_6bfce5111f_b
Governador recebeu presente que simboliza a paz na assembleia. Foto: Reinaldo Carvalho

No encerramento da sessão, Ferraço convocou os deputados para a próxima sessão, que será preparatória e elegerá a Mesa Diretora para o biênio 2015-2017. Essa sessão será realizada na segunda-feira (2), às 15 horas, no plenário Dirceu Cardoso.

Com informações da WebAles